50 anos do golpe fascista no Chile assinalado em vários pontos do País

No âmbito das comemorações dos 50 anos do golpe fascista no Chile, o núcleo de Lisboa da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) exibiu, no Cinema Europa, dia 25 de Novembro, o filme «Chove em Santiago», de Helvio Soto, seguindo-se um debate com Gustavo Carneiro, chefe de redacção do Avante!, da URAP e da direcção do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC). A iniciativa foi presidida por Joana Gonçalves, da direcção da URAP, e contou com a presença de Isabel Machado, coordenadora da Biblioteca Espaço Cultural Cinema Europa.

A película tem sido visionada um pouco por todo o País pelos diversos núcleos da URAP, como aconteceu em Almada e na Moita, recentemente.

Homenagem
No Porto, dia 11 de Setembro, o auditório da Fundação Eng. António Almeida acolheu um «acto de homenagem a Salvador Allende e aos democratas chilenos, 50 anos depois do golpe militar comandado por Pinochet», promovido pela Associação Conquistas da Revolução (ACR). Dirigida por Cátia Martins, a sessão contou com as palavras de Roberto Merino, professor e encenador, que evocou os dias trágicos do golpe, e a fuga para o exilo de milhares de seus compatriotas. Roberto Merino e a actriz Cidália Santos leram poemas de Pablo Neruda e Jorge Sarabando, da ACR, recordou o programa da Unidade Popular, o crescente apoio eleitoral que recebeu nas últimas eleições realizadas e as marcas da conspiração urdida pelas oligarquias locais, o governo norte-americano e as ditaduras da região. No seguimento, foi feito um minuto de silêncio em memória de «Salvador Allende, Vitor Jara e outros democratas e revolucionários assassinados».

Teve ainda lugar um concerto com Ana Ribeiro, Guilhermino Monteiro com o Grupo Maduro Maio, Hugo Brito, Paulo Vaz de Carvalho e Pedro Marques. Com a assistência de pé, o espectáculo terminou com o tema o«pueblo unido jamas será vencido».

 



Mais artigos de: Nacional

Agricultores recebem abaixo dos custos de produção

Segundo o Observatório de Preços Agroalimentar, os agricultores estão a ser obrigados a vender os seus produtos abaixo dos custos de produção. A CNA reclama do Governo uma alteração legislativa e o reforço da fiscalização.

Kid’s Guernica comemora os 50 anos do 25 de Abril

A 9.ª edição do Kid’s Guernica – um projecto levado a cabo pela Associação e Municípios da Região de Setúbal (AMRS) – assinala os 50 anos do 25 de Abril de 1974, marco fundamental na instauração da democracia no nosso País.

Viseu afirmaideais antifascistas

O núcleo de Viseu e Santa Comba Dão da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) realizou, sábado, nas instalações da IPDJ de Viseu, uma sessão pública de afirmação dos ideais antifascistas. Após uma intervenção inicial de apresentação dos objectivos da sessão, feita por António Vilarigues, do núcleo local,...

Alarga-se a acção pela paz

O Cineteatro Louletano, em Loulé, acolhe hoje, 4, pelas 21h00, um Concerto pela Paz. Participam a Casa da Cultura de Loulé, Catarina Teixeira, Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, Contemporâneo Fusion e a Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva de Loulé. No sábado, 7, é a vez de Lisboa. Marcado para...

ACR inaugura virtualmente monumento de homenagem a Vasco Gonçalves

Amanhã, 5 de Outubro, às 19h00, a Associação Conquistas da Revolução (ACR) vai inaugurar virtualmente, na Alameda Afonso Henriques, em Lisboa, um monumento de homenagem ao general Vasco Gonçalves, primeiro-ministro do II ao IV governos provisórios (1974 a 1975). Como o presidente da Câmara de Lisboa recusou a ideia deste...

Cordão humano em Marvila pelo direito à saúde

Mais de 250 pessoas participaram, dia 29 de Setembro, num cordão humano da população de Marvila, em Lisboa, «Pelo direito à Saúde, com mais e melhor Serviço Nacional de Saúde», junto à Unidade de Cuidados de Saúde daquela freguesia de Lisboa. O protesto contou com a participação, entre outros eleitos do PCP, de João...