Maria Teresa Horta distinguida

A escritora portuguesa Maria Teresa Horta, com 86 anos, recebeu um doutoramento honoris causa pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), em reconhecimento pela sua obra e capacidade de mobilizar a opinião pública. Militante na defesa dos direitos das mulheres, o trabalho desta «escritora ímpar», sublinha o ISPA, está directamente relacionado com a qualidade literária, liberdade e posicionamento disruptivo na escrita.

Nascida em Lisboa em 1937, Maria Teresa Horta frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi dirigente do ABC Cine-Clube, militante activa nos movimentos de emancipação feminina, jornalista do jornal A Capital e dirigente da revista Mulheres.

Como escritora, estreou-se no campo da poesia em 1960, mas construiu um percurso literário composto também por romances e contos.

Com livros editados no Brasil, em França e Itália, Maria Teresa Horta foi a primeira mulher a exercer funções dirigentes no cineclubismo em Portugal e é considerada um dos expoentes do feminismo da lusofonia.



Mais artigos de: Aconteceu

Seixalíada já arrancou

Milhares de pessoas participaram, sábado, 16, na Festa de Abertura da Seixalíada, que este ano tem como lema «Um projecto singular, uma força colectiva». Andebol, ténis de mesa, futsal, zumba, basquetebol, actividades náuticas, jogos tradicionais, futebol, atletismo, voleibol, artes marciais e, ainda, desportos...

Supertaça feminina de futebol, futsal e andebol para o Benfica

O Benfica conquistou no dia 13 de Setembro a Supertaça feminina de futebol, revalidando o título, ao vencer na final o Sporting por 3-0, no desempate por penáltis, após 1-1 nos 120 minutos, em Aveiro. O clube da Luz venceu também, no domingo, as Supertaça feminina de futsal e andebol.

«Mal Viver» candidato aos Óscares

O Filme «Mal Viver», de João Canijo, é o candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares de 2024, revelou na quinta-feira a Academia Portuguesa de Cinema. «Mal Viver» foi o mais votado pelos membros da academia, entre quatro que estavam a votos: o díptico «Mal Viver» e «Viver Mal», de Canijo, «Légua», de Filipa Reis...

China inaugura super telescópio

A China inaugurou, no domingo, o seu novo telescópio astronómico de visão ampla (WFST, na sigla em inglês), o maior do género no hemisfério Norte. O equipamento, localizado no Observatório da Montanha Púrpura, na província de Qinghai, está sob tutela da Academia Chinesa de Ciências. Um dos destaques do WFST é a...