- Nº 2597 (2023/09/7)
O Avante! na Festa

Informação de verdade no «jornal mais lindo do mundo»

Festa do Avante!

«Olha! Estás a ver aqui?», interpela Agostinha. «É o jornal mais lindo do mundo!» Seja camarada, amigo ou desconhecido, «vou directa à pessoa e brinco», conta ao Avante!. Militante em Matosinhos, tem banca de venda do jornal na feira semanal da Senhora da Hora. Na Festa, prefere calcorrear o recinto até ao último exemplar. «É a tarefa de que mais gosto. Sinto-me tão feliz!»

A venda do órgão central do PCP na Festa revestiu, neste ano, um carácter especial, no âmbito da campanha nacional de difusão, até Maio de 2024. Sob o lema «Avante!, informação de verdade», valoriza este «órgão de informação independente do grande capital», o «único que dá uma visão rigorosa do mundo», na definição do seu director, Manuel Rodrigues, num debate no Espaço Central.

«Quando a venda do Avante! vem para a rua, aumentamos de forma significativa a venda do jornal e com isso levamos mais longe a voz do Partido», salientou Manuela Pinto Ângelo, do Secretariado do Comité Central (CC), que moderou o debate Avante! – informação de verdade contra a desinformação, a manipulação e a mentira.

O chefe de redacção, Gustavo Carneiro, salientou a missão do jornal de «informar o que os outros media escondem, desmontar as narrativas do pensamento único e apresentar outra versão, a dos trabalhadores e dos povos», e destacou a melhoria no tratamento dos temas proporcionada pelos avanços tecnológicos.

Alfredo Maia, no testemunho de jornalista/leitor, disse que o Avante! o ajuda a «fazer a leitura contrastada da realidade construída pelo sistema mediático dominante» e «é um contribuinte líquido para o pluralismo informativo e de opinião, escasso na paisagem mediática».

«Qualquer democrata deve ler o Avante!», completou Carina Castro, da Comissão Política do CC, denunciando o «quadro em que prevalece o imediatismo em que a falsificação e a mentira são sistemáticas, banalizadas como algo inevitável».