Os Novos Valores da música portuguesa actuam na Festa do Avante!
«Vive a Festa! Constrói a Paz!» foi o lema do concurso em 2023
O Concurso de Bandas Novos Valores é organizado pela Juventude Comunista Portuguesa há mais de 26 anos, envolvendo vários jovens músicos e bandas amadoras que ali encontram um espaço para dar a conhecer os seus projectos e, alguns, a primeira oportunidade de actuar num grande palco, como são os da Festa do Avante!.
Todos os jovens, independentemente do estilo da música que fazem ou da região onde vivem, podem participar: na edição de 2023 realizaram- se quatro finais presenciais, em Lisboa, Porto, Setúbal e Évora.
As bandas seleccionadas actuaram nas respectivas finais regionais, segundo a arrumação feita dos distritos, saindo um vencedor de cada uma delas. São, assim,quatro as que actuarão nos diversos palcos da Festa (ver textos sobre cada uma delas nestas páginas).
Sob o lema «Vive a Festa! Constrói a Paz!», o concurso de bandas voltou a ser um momento para dar mais força à luta pelo direito à fruição e criação cultural, pela defesa da cultura como componente essencial de uma democracia avançada, pela concretização de 1% do Orçamento do Estado para a cultura e a valorização dos seus profissionais.
Foi, também, mais um momento para defender a paz e afirmar que a guerra não serve à juventude, que cada euro gasto em armamento falta na Escola Pública, no Serviço Nacional de Saúde, na Cultura, e exigir o fim dos conflitos e a abertura de vias de negociação e diálogo.
As bandas apuradas apresentam-se
Die Rich Gang
Somos a Die Rich Gang, dois rapazes da linha de Sintra que decidiram mudar de vida, esforçados e dedicados, com uma paixão pela música desde a infância. Nunca nos facilitaram oportunidades, então tivemos que ir atrás delas, e é mesmo isso que nós somos, «hustlers» ou «runners» e representamos todos aqueles que infelizmente não tiveram oportunidade de ser ajudados em busca do sonho. Nós somos o passado, presente e o futuro.
Se gostas de trap, bom bap, drill, afro, funk, vens ao sítio certo. Contamos com a tua presença para fazermos história.
WTDPG
Os WTDPG são uma crew de amizade formada por vários membros, onde parte deles são artistas apaixonados pela música. Em 2015, Fulha e Irock deram os primeiros passos como grupo de hip-hop e, ao longo dos anos, juntaram-se Kabula, Tommy el Finger e Dyabetik para aprimorar o projecto e melhorar as apresentações ao vivo. Lançaram seus primeiros projectos em 2018 e em 2019 iniciaram a produção do álbum «Paz & União», lançado em Setembro de 2021.
Apesar de serem independentes e sem apoio financeiro, conseguiram reunir mais de 20 artistas de todo o País em prol da cultura e do movimento hip-hop. Pisaram mais de 50 palcos e venderam mais de 350 cópias físicas. Em meados de 2022, formaram uma banda, acrescentando um baixista, uma baterista e um guitarrista que também se encarrega do piano. O objectivo da família WT é melhorar o mundo, transmitindo sentimentos de paz, justiça, união e amor com música de intervenção e uma mensagem activa e positiva.
Inpale
Somos os Inpale, uma banda composta por cinco elementos, originada em Santarém com influências em rock alternativo e grunge. Surgimos em 2021, ano em que lançámos o nosso primeiro single, «Everybody Knows». O nosso objetivo é deixar uma marca na cultura portuguesa através das nossas letras e do nosso som sujo. A nossa sonoridade representa o nosso dia-a-dia e o meio em que vivemos, duma cidade que tem tanto para dar, mas que por falta de apoio cultural e oportunidade, acaba por ser esquecida. Estamos aqui para mostrar que a cultura planta-se e cultiva-se. Lutamos pela diversidade e pela oportunidade.
SAIA
Somos os SAIA, nascemos no Porto em 2019 com o objectivo de criar música pop portuguesa, explorando diversos géneros musicais, desde o pop ao funk e ao blues. Desde o início decidimos cantar em português e promover a nossa cultura nacional, o nosso EP de estreia, «Manual do Amor», que conta com cinco temas, «Não te Resisto», «Vem Comigo», «Tu e Eu», «Diz-me Só» e «Tempo», não foge à regra. Para nós a música é para ser vivida e partilhada e por isso, a cada concerto, fazemos por que cada um presente se junte à festa e viva connosco momentos de energia, dança e diversão, celebrando a paixão pela música e a nossa identidade cultural.