Por uma rede pública de creches
A criação de uma rede pública que assegure pelo menos 100 mil vagas, que se estima estarem em falta, constitui para o PCP uma medida da máxima urgência. Só assim será possível cumprir o objectivo de «assegurar a universalidade da resposta de creche, a cobertura de todo o território e a garantia de condições de igualdade a todas as crianças», sublinhou, recentemente, o deputado Manuel Loff em interpelação ao Governo suscitada pelo BE.
Depois de lembrar o «grave défice demográfico» com que se debate o nosso país, que tem vindo a agravar-se, considerou que o mesmo é indissociável da realidade vivida sobretudo pelos jovens, muito marcada pela precariedade, desemprego, custo incomportável da habitação, falta de condições de trabalho dignas, horários desregulados, falta de tempo para viver».
Chamou ainda a atenção para a inadaptidão do modelo baseado na oferta das IPSS, insistindo que o incremento de uma rede pública é a «melhor forma de garantir a universalização da gratuitidade e do alargamento das vagas necessárias».