90 anos de Siza Vieira
A casa da Arquitectura, em Matosinhos, celebrou, no dia 25, o 90.º aniversário de Álvaro Siza Vieira, com a exibição de Siza, um documentário de uma hora sobre o lado mais pessoal do arquitecto.
O documentário, do realizador Augusto Custódio, trata-se de uma viagem à mente do arquitecto português, ao mostrar o seu lado mais pessoal, ao abordar a sua infância, a relação com a sua esposa, a actividade como escultor e a admiração pela música clássica. Em comunicado, a Casa da Arquitectura afirmou que é através das influências na vida e carreira do arquitecto que se Siza obtém um retrato mais completo do arquitecto e do seu legado na arquitectura moderna.
O documentário tem a duração de uma hora, conta com a participação de amigos e pessoas mais próximas de Álvaro Siza, foi iniciado há dois anos e implicou 300 horas de filmagens, 50 dias de gravações e cerca de 40 entrevistas em todo o País.
No dia da ante-estreia, a Casa da Arquitectura e a plataforma Gallery assinaram um contrato de doação de um conjunto de materiais associados à produção do filme, nos quais se incluem fotografias, vídeos e apontamentos.
A exibição de Siza na Casa da Arquitectura foi concluída com um cocnerto da Orquestra de Jazz de Matosinhos.
Já a Cooperativa Árvore inaugurou também, no dia 22, a exposição de Álvaro Siza Vieira Queria ser Escultor. Para além dos 90 anos do arquitecto, a mostra coincide com o 60.º aniversário da Cooperativa. A exposição vai apresentar esculturas e desenhos de Siza e estará patente até dia 29 de Julho.