90 anos de Siza Vieira

A casa da Arquitectura, em Matosinhos, celebrou, no dia 25, o 90.º aniversário de Álvaro Siza Vieira, com a exibição de Siza, um documentário de uma hora sobre o lado mais pessoal do arquitecto.

O documentário, do realizador Augusto Custódio, trata-se de uma viagem à mente do arquitecto português, ao mostrar o seu lado mais pessoal, ao abordar a sua infância, a relação com a sua esposa, a actividade como escultor e a admiração pela música clássica. Em comunicado, a Casa da Arquitectura afirmou que é através das influências na vida e carreira do arquitecto que se Siza obtém um retrato mais completo do arquitecto e do seu legado na arquitectura moderna.

O documentário tem a duração de uma hora, conta com a participação de amigos e pessoas mais próximas de Álvaro Siza, foi iniciado há dois anos e implicou 300 horas de filmagens, 50 dias de gravações e cerca de 40 entrevistas em todo o País.

No dia da ante-estreia, a Casa da Arquitectura e a plataforma Gallery assinaram um contrato de doação de um conjunto de materiais associados à produção do filme, nos quais se incluem fotografias, vídeos e apontamentos.

A exibição de Siza na Casa da Arquitectura foi concluída com um cocnerto da Orquestra de Jazz de Matosinhos.

Já a Cooperativa Árvore inaugurou também, no dia 22, a exposição de Álvaro Siza Vieira Queria ser Escultor. Para além dos 90 anos do arquitecto, a mostra coincide com o 60.º aniversário da Cooperativa. A exposição vai apresentar esculturas e desenhos de Siza e estará patente até dia 29 de Julho.



Mais artigos de: Aconteceu

Festival Internacional de Teatro do Alentejo

Um total de 21 espectáculos de teatro e dança de companhias portuguesas e de mais sete países ibero-americanos estão a ser apresentadas na 10.ª edição do Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA).

O festival arrancou em Beja, no dia 22, mas está a percorrer os municípios de Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Mértola, Arraiolos, Ponte de Sôr e Santiago do Cacém. Este ano, o FITA tem como país convidado o Uruguai, numa parceria com o Instituto Nacional de Artes Escenicas.

O certame vai-se prolongar até dia 1 de Julho.

Prémio APE têm vencedores

Os dois vencedores dos prémios Conto e Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (APE) foram anunciados, nos dias 21 e 23, pela organização.

O escritor Jorge Reis-Sá foi o vencedor da primeira edição do Grande Prémio de Conto Branquinho da Fonseca com o livro A hipótese de Gaia. O escritor foi eleito por unanimidade do júri.

Jorge Reis-Sá nasceu em 1977, em Vila Nova de Famalicão, e é licenciado em Biologia.

Já João Moita foi o vencedor do Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho. A obra poética que túmulo em que talhão venceu por unanimidade.



Edifícios da Universidade de Lisboa classificados

Foi aprovado um decreto que classifica os edifícios da reitoria e das faculdades de Direito e Letras da Universidade de Lisboa como conjunto de interesse nacional. A designação de monumento nacional incluiu o património móvel dos edifícios.

Esta proposta de classificação foi apresentada à tutela no final do ano passado pela Direcção-Geral do Património Cultural, que pretendia também a fixação desse conjunto da Universidade e da Torre do Tombo como zona especial de protecção.

27 medalhas nas Special Olympics

Portugal conseguiu conquistar 27 medalhas nos Jogos Mundiais Special Olympics que começaram no dia 17 e terminaram no dia 25, em Berlim. Foram 37 os atletas que representaram o País na competição internacional. Os atletas nacionais participaram em oito modalidades (natação, atletismo, basquetebol, golfe, ginástica...