Airbus e Neeleman prejudicaram TAP

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu questionaram a Comissão Europeia na terça-feira, 13, acerca do processo de privatização da TAP em 2015, envolvendo o empresário David Neeleman e a Airbus, empresa detida por Estados-Membros de UE. Este processo, sublinham, «terá lesado a TAP em 444 milhões de euros e proporcionado à Airbus uma apropriação potencialmente ilícita de recursos da TAP».

Para além de Neeleman ter comprado a TAP com dinheiro da própria TAP, na sequência de acordos e negócios nada claros, a transportadora aérea nacional não só ficou obrigada a adquirir 53 novos aviões à Airbus como o fez acima do valor de mercado. Quem o confirma é a consultora Airborne Capital, que comparou os valores cobrados à TAP com os de outras dez encomendas do mesmo tipo de aviões, e concluiu que a empresa portuguesa «estará a pagar cerca de 254 milhões de dólares acima do valor de mercado no leasing dos novos aviões».

Os deputados comunistas pretendem saber que avaliação faz a Comissão Europeia de todo este processo e do envolvimento e responsabilidades da Airbus.