Bienal Internacional de Gaia
A 5.ª Bienal Internacional de Arte de Gaia, que por estes dias se realiza naquele concelho da Área Metropolitana do Porto e noutros municípios, conta com a participação de 400 artistas e cerca de 1000 obras. Ao todo são 35 as exposições que compõem o seu programa, 20 delas instaladas na Quinta da Fiação de Lever, em Gaia, e as restantes 15 noutros municípios do País, como Amarante, Viana do Castelo, Lisboa, Mirandela ou até mesmo Ferrol, na Galiza. A bienal começou no dia 8 de Abril e vai estar patente em todos estes espaços até 8 de Julho.
Organizada pela Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural, com o apoio da Câmara Municipal de Gaia, a Bienal Internacional, através de pintura, escultura e fotografia aborda temas prementes como a saúde mental, o racismo, a guerra ou as desigualdades sociais.
Este ano, antecipando os 50 anos do 25 de Abril, que se assinalam em 2024, a iniciativa conta ainda com um conjunto de 18 trabalhos realizados por Álvaro Cunhal, entre 1951 e 1959, nas cadeias da Penitenciária de Lisboa e do Forte de Peniche. A programação inclui também a mostra colectiva de pintura «Revolução – 50 anos, 50 artistas» com curadoria de Ilda Figueiredo.