Évora é palco para marionetas
A cidade alentejana recebeu, mais uma vez, a 16.ª Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME) que começou no dia 6. Desta vez o destaque segue para os Bonecos de Santo Aleixo, fantoches tradicionais do Alentejo. Foram convidados mais de 27 companhias nacionais e estrangeiras.
A Bienal é promovida pelo Centro Dramático de Évora, em parceria com a Câmara Municipal e o Ministério da Cultura. O evento vai decorrer até domingo, dia 11, e conta com espectáculos distribuídos por 16 espaços diferentes da cidade. Segundo o programa, estão previstas 94 apresentações de teatro de marionetas por 27 companhias oriundas de Espanha, Brasil, Grécia, Dinamarca, Itália, França, Bélgica, Reino Unido e Cabo Verde, além de Portugal.
Os espectáculos estão a ter lugar em vários jardins, largos e praças do centro histórico e em locais como o Teatro Garcia Resende, o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, o Palácio D. Manuel e o Espaço Celeiros.
Os Bonecos de Santo Aleixo, manipulados por actores do Centro Dramático de Évora, entrarão em cena, no sábado e domingo, últimos dias do evento, no Palácio D. Manuel.
O programa inclui ainda a exposição Marionetas: Escultura e personagem e duas sessões do seminário A Marioneta: Um património em constante transformação.