Nazaré
A Liga dos Amigos de Fanhais acolheu, no passado dia 12, uma sessão pública promovida pela CDU para abordar – com a profundidade necessária, ouvindo a população – a hipotética instalação de um parque de produção de energia eólica e fotovoltaica na zona. Para o efeito foi convidado um especialista nas matérias que se prendem com o planeamento energético e com o planeamento/ordenamento do território, Demétrio Alves, que é também membro da Comissão de Assuntos Económicos do PCP.
Os trabalhos foram conduzidos por Samuel Fialho, eleito na Assembleia Municipal e de Freguesia da Nazaré. Na mesa esteve também João Delgado, vereador da CDU na Câmara Municipal de Nazaré, que fez um enquadramento histórico da problemática em causa e deu nota das múltiplas intervenções da CDU sobre este processo, que se estenderam desde o plano local, nos diversos órgãos autárquicos, até à Assembleia da República.
O Partido Ecologista «Os Verdes» também se fez representar por Paulo Coelho, membro do Colectivo de Coimbra, que deu uma visão bem elucidativa daquilo que se pretende: «Querem gerar energia verde cortando árvores, que já por si cria energia sem nenhum impacto negativo para a população».
Para a CDU, «estamos perante uma estratégia» que, «embalado pelos fundos do PRR, visa garantir rendas avultadas às multinacionais da energia, somas generosas aos proprietários dos terrenos e robustas transferências de dinheiros públicos para o sector privado».