Crónica Internacional
Mais um passo para a confrontação
Artigo de acesso livre
Actual
O Alentejo não é um terreiro!
Actual
Supermercado fechado na Páscoa
Actual
Pobre «classe média»
Afirmar os valores de Abril - questão fundamental
Artigo de acesso livre
A talhe de foice
O apelo e o projecto
«Mais força aos trabalhadores» faz ecoar o poder da organização, da unidade e da luta
«Quanto mais força tiverem os trabalhadores, quanto maior for a sua luta, melhores condições haverá para aumentar salários, garantir contratação colectiva, defender e garantir direitos, defender e valorizar serviços públicos, combater as injustiças e desigualdades», afirmou Paulo Raimundo, que desafiou «os trabalhadores, o povo, os democratas e patriotas» a tomarem «nas mãos a construção da alternativa».
Comunicado do Comité Central do PCP
O Comité Central do PCP, reunido no dia 2 de Abril, apreciou a situação nacional e internacional, a luta dos trabalhadores, das populações e dos povos, avaliou o prosseguimento do trabalho e da intervenção decidida na Conferência Nacional «Tomar a iniciativa, reforçar o Partido, responder às novas exigências» e apontou linhas para o trabalho imediato.
Milhares saem à rua pelo direito à habitação
Lutar pelo direito à habitação foi o propósito central que guiou, no dia 1, milhares de pessoas às ruas de Lisboa, Porto e várias outras cidades de todo o País.
PCP dá mais força à luta dos trabalhadores do complexo Grunding
O Secretário-geral do PCP contactou, quinta-feira, com os trabalhadores do complexo Grunding, em Braga, que lutam por aumentos salariais, contra a discriminação nos direitos e pelo combate à precariedade e ao recurso a empresas de trabalho temporário.
Comemorar o Partido, debater o presente afirmar o futuro com Abril e a Revolução
Além da intervenção quotidiana de luta e solidariedade junto dos trabalhadores e das populações, as organizações do Partido têm dado continuidade à intensa actividade.
Energia limpa não pode vir de opções obscuras
«O PCP considera que a instalação e produção de electricidade eólica offshore deve ser referenciada por um Plano Energético Nacional» validado democraticamente, ao invés de «colocar o País a reboque dos interesses dos grupos económicos».
Responder com militância à ofensiva que priva sonhos
Luta dos pescadores mostra-se em Matosinhos
PCP solidário com professores
PCP realiza Encontro Nacional sobre Habitação a 15 de Abril
Greves por melhores salários com fortes níveis de adesão
Unidade e combatividade foram marcas comuns das greves na JANZ, na Fico-Cables e na agência Lusa, realizadas na semana passada. Em todas, o objectivo principal foi a exigência de aumentos salariais.
Congresso da Fectrans realçou valor da acção nos locais de trabalho
O 5.º Congresso da Fectrans analisou a experiência mais recente, na resposta ao divisionismo e nas conquistas alcançadas, e reiterou como prioridade a dinamização da acção nos locais de trabalho.
Solidariedade à luta firme
Concentração por salário digno
Valores da resistência projectam-se hoje em defesa de Abril e da Constituição
O PCP evocou o 3.º Congresso da Oposição Democrática realizado há 50 anos em Aveiro, lembrando-o como «um acto de resistência e de liberdade», nesse percurso de heróica luta do povo português contra a ditadura fascista, que abriu caminho à Revolução do 25 de Abril.
PCP com soluções para o controlo e redução dos preços de bens e serviços essenciais
Estabelecer um preço de referência, que tenha em conta os «custos de produção, de logística, de armazenagem e a margem de lucro regulada», eis uma das medidas preconizadas pelo PCP para garantir o efectivo controlo e redução dos preços dos bens alimentares e combater a inflação.
Exercício de funções de políticos
Congresso de 1973 evocado em Aveiro como passo para Abril e exemplo actual
Para assinalar os 50 anos do 3.º Congresso da Oposição Democrática, a URAP realizou, no passado sábado, em Aveiro, com grande participação, uma sessão e uma romagem, e anunciou outras iniciativas.
Utentes concentram-se em Lisboa para defender o SNS
Concentrados frente ao Ministério da Saúde, centenas de utentes do distrito de Lisboa exigiram no sábado a imediata reabertura a tempo inteiro dos serviços de urgência pediátrica nos hospitais em que foram encerradas.
12 de Abril é dia de luta por aumentos das pensões
O Parlamento vai debater no dia 12 de Abril, às 15h00, a petição «Repor o poder de compra das pensões». O MURPI e a Inter-Reformados/CGTP-IN apelam à participação na concentração junto à escadaria da Assembleia da República (AR).
Exigência de «cumprir e fazer cumprir a Constituição» dá mote a Manifesto
Sindicatos em França não desistem e convocam novas manifestações
Os sindicatos em França convocaram para hoje, quinta-feira (6) a décima primeira jornada de manifestações contra o aumento da idade de reforma imposto pelo governo e largamente contestado nas ruas pelos trabalhadores e por outros sectores sociais franceses.
União Europeia insiste em mais do mesmo
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu continuarão a pugnar pela adopção urgente de soluções e pela implementação de políticas que respondam aos problemas com que os trabalhadores, o povo e o País se confrontam.
Partido Comunista da Grã-Bretanha condena lei racista anti-imigração
Sobre as desigualdades salariais
Assinala-se no Iémen oito anos de resistência
Realizaram-se grandes manifestações populares, no dia 26 de Março, em diversas zonas do Iémen, para assinalar o oitavo aniversário da resistência contra a guerra levada a cabo pela Arábia Saudita, apoiada pelos EUA e aliados.
Urânio empobrecido da NATO é mais um «presente» envenenado
Artigo de acesso livre
O Reino Unido anunciou que vai enviar munições de urânio empobrecido para a guerra de procuração que os EUA, a NATO e a UE travam na Ucrânia contra a Rússia, pondo em risco as populações e o meio ambiente, e não só. No Iraque e nos Balcãs, o saldo da utilização deste tipo de armamento é dramático.