Morreu José Duarte, divulgador do Jazz
Faleceu no dia 30 de Março, aos 84 anos, José Duarte, divulgador do Jazz em Portugal e autor do mais longevo programa radiofónico do País, 5 minutos de jazz, que foi para o ar pela primeira vez em Fevereiro de 1966, na Rádio Renascença, passando na década de 80 para a Rádio Comercial e, desde 1993, para a Antena 1.
Nascido em Lisboa em 1938, foi um dos fundadores do Clube Universitário de Jazz de Lisboa (que seria encerrado pelas autoridades fascistas em 1961, após três anos de actividade) e autor do primeiro programa da rádio portuguesa dedicado a este género musical, Jazz, esse desconhecido, transmitido na Rádio Universidade.
Para além do seu histórico programa, assinou outros na rádio pública: A Menina Dança e A Grande Música Negra, tendo sido colaborador de informação no Programa da Manhã. Noutras estações participou em programas como Jazz com Brancas, na Antena 2, Pão com Manteiga, Abandajazz e À Volta da Meia-Noite, todos na Rádio Comercial. Ganhou, em 2014, o Prémio Autores, da SPA, para Melhor Programa de Rádio. Da sua passagem pela televisão destacam-se programas como Outras Músicas e Jazz a Preto e Branco.
José Duarte foi também autor de livros e numerosos artigos de imprensa. Foi responsável pela gravação do primeiro LP de jazz gravado ao vivo e editado em Portugal com músicos estrangeiros, Estilhaços, de 1972.
Recebeu a Medalha de Mérito Cultural e o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito.