- Nº 2569 (2023/02/23)

Movimentos de luta nos bairros sociais

PCP

Fruto do desinvestimento de sucessivos governos, os problemas na habitação de cariz social agravam-se a cada dia que passa no edificado, sem obras de requalificação, nem de beneficiação, como se assiste na Zona Urbana de Conceição, em Guimarães, criada em 1975.Durante a sua existência, sofreu uma intervenção nas fachadas a pensar na realização da Guimarães Capital Europeia da Cultura. «No seu interior nem um prego! Ou uma lata de tinta! Se mal estava, assim continua», denuncia a Associação de Moradores.

Apesar das difíceis condições de habitabilidade, em «resultado da Lei Cristas» foi imposto um aumento colossal das rendas (entre os cinco mil e os dois mil por cento) para todas as habitações do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) no concelho de Guimarães. «O PCP levou este assunto ao Parlamento, dando-nos instruções e força para lutar», recordam os moradores, que recolheram mais de cinco mil assinaturas para uma petição que a maioria PSD/CDS rejeitou. «Recorremos à justiça com processo entrado no Tribunal Administrativo; passámos a depositar a renda habitual de cada morador na Caixa Geral de Depósitos à ordem do IHRU, que se recusou recebê-la, e assim acontece até aos dias de hoje», acrescenta a associação que nunca desistiu da sua luta.

Moradores unidos
Também em Marvila, os moradores dos bairros sociais –que têm como senhorios a Câmara Municipal de Lisboa, o IHRU e a Segurança Social – não cruzam os braços pelo seu direito à habitação digna, tendo como porta-vozes os eleitos da CDU da freguesia e da cidade. Entre os muitos problemas, destaca-se a baixa qualidade do espaço público e de construção, degradação de boa parte do edificado e dezenas de edifícios sem manutenção desde a sua construção.

No final de 2022 foi constituída a Comissão de Moradores de Marvila, cuja intervenção já obteve alguns resultados concretos, como a suspensão do despejo de famílias no Bairro Marquês de Abrantes, resolução dos dois esgotos que corriam para a via pública junto aos lotes 13 e 535 e a destapagem de sete tampas de esgotos de uma rua, cobertas por asfalto há mais de dois anos, ou melhoria ligeira do funcionamento dos elevadores de vários lotes no Bairro do Condado.