JCP abre inscrições para Concurso de Bandas
Estão abertas as inscrições para o Concurso de Bandas Novos Valores, promovido pela JCP, que apurará quatro bandas para integrar a programação dos palcos da Festa do Avante!. O lema é, este ano, «Vive a Festa! Constrói a Paz!».
O Concurso de Bandas Novos Valores é organizado pela JCP há 26 anos
Este é o maior concurso aberto aos novos valores da música feita em Portugal, organizado há 26 anos pela Juventude Comunista Portuguesa, e pelo qual já passaram projectos consagrados e com carreiras reconhecidas, como One Love Family, Da Weasel, Linda Martini, Scúru Fitchádu, Keso. Para muitas jovens bandas e artistas, representou a primeira oportunidade de actuar num grande palco.
Nas últimas edições participaram centenas de projectos musicais, de Norte a Sul do País, que juntaram à livre expressão artística as exigências de preços mais justos para instrumentos e estúdios de gravação, melhor oferta formativa e uma política que valorize e democratize a cultura e a música, enquanto pilares essenciais do progresso social. Este ano, o concurso reivindica a defesa da paz, direito inalienável e vontade expressa da juventude e dos povos de todo o mundo.
As candidaturas podem ser submetidas através do envio da ficha de inscrição para o email [email protected] até 30 de Abril. Este ano, voltam a realizar-se eliminatórias inter-regionais. Os vencedores serão conhecidos a 15 de Julho.
O concurso é aberto a todos os jovens músicos amadores, com projetos colectivos ou individuais, com limite de idade até aos 35 anos e reportório exclusivamente original.
Todas as informações sobre o Concurso de Bandas Novos Valores podem ser consultadas em www.jcp.pt ou na página de Instagram @juventude.comunista.portuguesa.
A Festa do Avante! realiza-se, este ano, nos dias 2, 3 e 4 de Setembro. A EP já está à venda nos Centros de Trabalho do PCP ou através da Ticketline. Adquirida até 1 de Setembro, custa 29 euros.
Uma Festa histórica
A Festa do Avante! entregou ao Museu da Farmácia um conjunto de elementos sobre a edição de 2020, nomeadamente um plano de contingência, elementos de sinalética e documentos públicos, que a pedido do museu integram agora o seu espólio museográfico. Trata-se de elementos de uma iniciativa que foi histórica no panorama nacional, por ter sido o primeiro evento de massas a realizar-se, com todas as medidas de segurança, durante a situação epidémica, provando ser possível combater o medo e defender simultaneamente a alegria, a cultura e a saúde pública.
A delegação da Festa foi recebida no dia 23 de Janeiro pelo director do Museu da Farmácia, João Melo.