- Nº 2565 (2023/01/26)

Évora 2027: uma conquista, uma grande oportunidade

Argumentos

A conquista de Évora – Capital Europeia da Cultura 2027 é um acontecimento histórico, de dimensão nacional e internacional, determinante para construção de um futuro de progresso para Évora e para o Alentejo. É reconhecido o fundamental papel de liderança e proposta que a Câmara Municipal de Évora, dirigida pela CDU, tem tido no processo e na conquista daquele título.

Na nossa participação na definição de Évora 2027 defendemos a nossa visão sobre a cultura:

Perante o júri internacional, afirmámos a diferenciação do nosso projecto:

Elaborámos o conceito de «vagar». Com o «vagar», ancorado na nossa identidade e de cariz universalista, com o nosso projecto identitário de Capital Europeia de Cultura, queremos ser protagonistas:

Évora 2027 traduz-se já em importantes ganhos, para Évora e para o Alentejo, de que se destaca:

A estratégia de desenvolvimento que definimos para Évora interliga economia e emprego, cultura e ciência, justiça social e ambiente, participação popular. Está em curso um salto qualitativo na transformação de Évora, enfrentando os desafios do futuro.

Em 2023, iniciamos a concretização de Évora 2027 seguindo o dossier de candidatura. O grande desafio é o maior envolvimento dos agentes e criadores culturais, das associações das diversas áreas, das instituições e empresas, das pessoas. Os que quiserem, podem ter um papel na construção de Évora 2027, participando, tomando a iniciativa, apresentando projetos compatíveis, sustentados e, sobretudo, que possam deixar raízes.

Com a CDU, com o PCP, Évora conseguiu, em 1986, a classificação de Património da Humanidade e registou uma transformação histórica.

Com a CDU, com o PCP, Évora será Capital Europeia de Cultura 2027, a qual dará, estamos convictos, um contributo determinante para um novo processo de desenvolvimento, centrado na cultura, para uma vida melhor, mais feliz e mais bela para as pessoas, para todas as pessoas.

Juntos conseguimos!


Carlos Pinto de Sá