«Catarina e a beleza de matar fascistas»
A peça de teatro «Catarina e a beleza de matar fascistas», escrita e encenada por Tiago Rodrigues, venceu o Prémio Ubu de melhor espectáculo estrangeiro de teatro em Itália, de acordo com o palmarés publicado pela organização.
«Este prémio é particularmente importante se pensarmos que, quando o espectáculo se apresentou em Itália, um partido de extrema-direita exigiu a sua censura, sem sucesso», escreveu no dia 13 de Dezembro o dramaturgo e encenador Tiago Rodrigues, actual director do festival de Avignon, na sua página no Facebook, recordando que «esse mesmo partido (Fratelli d’Italia) acabaria por ganhar as eleições» no país.
Estreada em Setembro de 2020, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, a peça centra-se numa família que tem por tradição matar fascistas, ritual que a mais nova de todos, Catarina, se recusa a cumprir. Catarina argumenta que todas as vidas devem ser defendidas, sendo necessário falar e entender aqueles que acabam por votar na extrema-direita, não sendo fascistas.