PCP
Constituição cumprida e defendida, um Portugal com futuro
Artigo de acesso livre
Imagine-se que país seria Portugal se a Constituição, os seus valores e projecto fossem realizados.
Crónica Internacional
A próxima guerra?
A talhe de foice
Trevas
Actual
O capitalismo não é verde
Actual
Vamos jogar ao quem disse o quê
Actual
A burla
Faz das injustiças força para lutar
Artigo de acesso livre
Valorizar salários é emergência nacional
Artigo de acesso livre
Estamos condenados aos salários baixos, ao aumento da exploração dos trabalhadores, às crescentes desigualdade sociais e ao agravar da pobreza? É justo que os grandes grupos económicos acumulem milhões de euros de lucros ao mesmo tempo que se acentuam as desigualdades em consequência do aumento brutal do custo de vida?
A cultura é factor de emancipação e realização
Artigo de acesso livre
É justo que quem cria e trabalha em Cultura esteja condenado à precariedade e à instabilidade permanente, como ficou claramente patente durante o período da epidemia? É aceitável que em Portugal a fruição de bens culturais continue em grande medida inacessível à maioria dos portugueses?
Envelhecer com qualidade de vida
Artigo de acesso livre
Como se pode tolerar que não sejam valorizadas as pensões e reformas de quem trabalhou uma vida inteira – tantas e tantas delas que mal dão para sobreviver –, e o Governo tenha mesmo a intenção de as cortar e assim impedir a sua dignificação e o direito a envelhecer com qualidade de vida?
Ter casa para morar não pode ser um luxo
Artigo de acesso livre
É aceitável viver no sobressalto de perder a habitação por impossibilidade de pagar ao senhorio o aumento da renda ou de pagar ao banco a mensalidade do crédito que se contraiu devido à subida dos juros? Ou não poder, como sucede à generalidade dos jovens, sequer aceder à habitação porque assim o não deixam as rendas especulativas e os juros proibitivos?
Crianças e pais com direitos
Artigo de acesso livre
Onde está a conciliação entre a vida profissional e familiar, quando o trabalhador está sujeito a longas jornadas de trabalho e a bancos de horas, que desregulam o seu quotidiano, pouca margem deixam para descanso, e comprometem até o acompanhamento dos filhos?
Mais mobilidade para mais direitos
Artigo de acesso livre
Onde está o direito à mobilidade quando o movimento pendular diário de quem se desloca de casa para o trabalho se transforma num calvário de perda de horas e dores de cabeça, ora porque o transporte não aparece, ora porque vem atrasado, ora porque o insuficiente número de carreiras obriga a condições de (des)conforto semelhantes às de sardinha em lata?
Afirmar os valores de Abril
Artigo de acesso livre
Como seria o País sem esta Constituição, nascida desse acto libertador que foi a Revolução de Abril, sem os direitos e liberdades nela consagrados?
Público é de todos, privado é só de alguns
Artigo de acesso livre
É com meses de espera para obter uma consulta de especialidade ou para fazer um exame, com profissionais de saúde exaustos e não valorizados, com o fecho de serviços que se garante o direito à Saúde que a nossa Constituição consagra? É aceitável que mais um ano lectivo se tenha iniciado com milhares de alunos sem professor? E que quem ensina as nossas crianças não veja reconhecido o valor social do seu trabalho?
O ambiente não pode ser um negócio
Artigo de acesso livre
Está o País a fazer o que é preciso para prevenir e enfrentar os problemas ambientais e as alterações climáticas? Estará mesmo no «mercado» a solução para estas graves ameaças?
Pôr o País a produzir
Artigo de acesso livre
Faz sentido que os recursos e potencialidades do País não sejam plenamente aproveitados e se mantenham défices estruturais e preocupantes níveis de dependência do exterior, como é o caso da produção de bens alimentares?
Paz, soberania e progresso social
Artigo de acesso livre
Devem as autoridades portugueses continuar submissas aos ditames e interesses das grandes potências da NATO e da UE? Não será demasiado alto, também para o nosso povo, o preço da política de confrontação, guerra e sanções?
Este país tem de ser para jovens
Artigo de acesso livre
Que esperança e futuro construímos, quando aos jovens trabalhadores é negado o direito a um salário digno e um vínculo estável, ou, aos estudantes, são negadas condições dignas nas escolas e erguidas barreiras no acesso ao Ensino Superior?
Há soluções e há alternativa – e o PCP tem-nas
Artigo de acesso livre
Trilhar um caminho de esperança com quem aspira a uma vida melhor
Empenho e prontidão para lutas que aí estão foram traços demonstrados pelos muitos militantes, apoiantes e amigos do Partido que participaram no comício que se realizou no dia 19 em Matosinhos, o primeiro de Paulo Raimundo enquanto Secretário-geral do PCP.
A vida e a luta na Conferência Nacional do PCP
Pela Conferência Nacional do PCP dos dias 12 e 13 de Novembro passou a análise aos desenvolvimentos na situação internacional e nacional, a análise e a orientação do Partido, mas também a vida – e a luta – de todos os dias, nos mais variados sectores e em todas as regiões.
«O Serviço Nacional de Saúde está doente mas aqui vieram os remédios para curá-lo»
«Para o PCP, a Saúde não tem preço», afirmou Paulo Raimundo num encontro com utentes e profissionais do SNS, no qual sublinhou ainda que na sua luta e nas propostas do Partido se encontra a salvação do sistema público.
Governo insiste em medidas para reconfigurar o Estado
O Governo vai «desmantelar ministérios e criar instabilidade nos seus trabalhadores, burocratizar e distanciar ainda mais os cidadãos da Administração», sem mostrar «uma vantagem sequer» desta decisão.
Combater todas as formas de violência contra as mulheres
O Orçamento do Estado (OE) para 2023 não responde ao que se impõe para prevenir e combater todas as formas de violência sobre as mulheres. O PCPexige a concretização da igualdade no trabalho e na vida.
Centenário de José Saramago de Montemor-o-Novo a Bruxelas
Os 100 anos sobre o nascimento de José Saramago continuam a dar o mote para celebrar o escritor universal, intelectual de Abril e militante comunista. Assim foi em Montemor-o-Novo e no Parlamento Europeu.
Defender os valores e projecto de Abril combater a desfiguração constitucional
«Tendo sido desencadeado o processo de revisão constitucional, o PCP intervirá no sentido de defender os valores de Abril e aprofundar o projecto de futuro que a Constituição comporta».
PCP «separa trigo do joio» e lamenta fim do SEF
«O PCP não confunde todos os polícias» com aqueles que «só mancham a farda que envergam» e, a propósito das transferências do SEF para a PJ, reitera razões que a vida confirma.
Encontro de Paulo Raimundo com Lula da Silva
«Cada fio de vontade são dois braços»
Artigo de acesso livre
Caricaturas e (más) piadas
Luta em unidade na Autoeuropa parou produção e reclama resposta
Após as greves parciais, nos dias 17 e 18, que tiveram forte adesão e levaram à paragem da produção, exige-se que a administração da Volkswagen Autoeuropa apresente amanhã uma proposta salarial.
Greve na Administração Pública rejeitou empobrecer a trabalhar
Na «grande greve» de 18 de Novembro, os trabalhadores da Administração Pública «demonstraram que não aceitam continuar a empobrecer a trabalhar, caminho que as propostas do Governo não invertem».
Amanhã às 10h30 na AR
Mais 140 euros na Verallia
Presente e futuro para o Arsenal do Alfeite
Militares e polícias por justiça salarial
PCP com respostas para os problemas do País que o OE 2023 não dá
Termina amanhã o processo legislativo de discussão da proposta de Orçamento do Estado para 2023. Dada como certa é a sua aprovação pela maioria absoluta do PS. Só que este não é o orçamento que a situação do povo e do País reclama – e por isso terá o voto contra do PCP.
Práticas violadoras da Constituição por elementos das forças de segurança
Deslocação do PR ao Qatar para o Mundial de Futebol
Buzinões e concentrações contra o aumento do custo de vida
O Movimento «Os Mesmos de Sempre a Pagar» apela a todos os que sentem na pele o aumento do custo de vida que se unam para travar o «processo de roubo» em curso.
Acções em Portimão e Bombarral em defesa do SNS
A Comissão de Utentes do Serviço Nacional de Saúde(SNS) vai realizar no sábado, às 15h30, umaconcentração junto ao Hospital de Portimão, contra o encerramento da Maternidade e em defesa dos serviços de pediatria e obstetrícia.
Marinha Grande contra deslocalização de monumento
Utentes exigem a requalificação da EN 118 e o fim das portagens na A25, A23 e A13
CPPC projecta caminhos para reforçar a luta pela paz
Jornadas de Solidariedade com a Palestina
Exigido no PE o fim do bloqueio contra Cuba
Parlamentares europeus, associações de solidariedade, cubanos residentes em países da Europa, deputados e diplomatas participaram no fórum «Deixem viver Cuba: acabem o bloqueio», organizado no Parlamento Europeu pelo grupo A Esquerda.
UE aperta o espartilho da «governação económica»
Travar a confrontação para construir a paz
Artigo de acesso livre
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu opuseram-se, ontem, a uma resolução que instiga à continuação da guerra e procura impossibilitar qualquer diálogo com vista à resolução pacífica do conflito. As razões são expressas numa nota, que publicamos.
Presidente de Cuba visita Argélia, Rússia, Turquia e China
O presidente de Cuba efectua uma viagem por países de África, Europa e Ásia. Na sua primeira deslocação deste tipo após o início da pandemia de COVID-19, Miguel Díaz-Canel visita oficialmente Argélia, Rússia, Turquia e China.
Capitalismo agrava problemas ambientais e mostra incapacidade para os resolver
A luta em defesa da natureza e do ambiente implica o combate à mercantilização da Natureza e à financeirização das políticas ambientais, afirma o PCP a propósito da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP27), realizada em Sharm el-Sheik, no Egipto.