Cinema português premiado no Brasil

Nayola, a pri­meira longa-me­tragem de ani­mação do re­a­li­zador e pro­dutor por­tuguẽs José Mi­guel Ri­beiro, re­cebeu o prémio do pú­blico como me­lhor filme de ficção in­ter­na­ci­onal na Mostra In­ter­na­ci­onal de Ci­nema de São Paulo. Os ven­ce­dores da edição de 2022 do cer­tame, que ter­minou no dia 2, foram di­vul­gados numa ce­ri­mónia re­a­li­zada na Ci­ne­ma­teca Bra­si­leira.

O filme tem ar­gu­mento de Vir­gílio Al­meida, cons­truído a partir de uma peça de te­atro de José Edu­ardo Agua­lusa e Mia Couto, cuja nar­ra­tiva de­corre entre 1995 e 2011, entre o final da guerra civil de An­gola e os pri­meiros anos de paz no país.

Nayola, que só es­treará em Por­tugal em 2023, cruza ani­mação 2D e 3D, tem pro­dução da Praça Filmes em co-pro­dução com a Bél­gica, França e Países Baixos e já re­co­lheu vá­rios pré­mios in­ter­na­ci­o­nais.

Entre os res­tantes pre­mi­ados na Mostra In­ter­na­ci­onal de Ci­nema de São Paulo, com o prémio do pú­blico foram também dis­tin­guidos Exu e o Uni­verso, de Thiago Za­nato (Brasil e Ni­géria), como me­lhor do­cu­men­tário bra­si­leiro; O Mestre da Fu­maça, de André Sigwalt e Au­gusto So­ares (Brasil), como me­lhor filme de ficção bra­si­leiro; e Marcha Sobre Roma, de Mark Cou­sins (Itália), como me­lhor do­cu­men­tário in­ter­na­ci­onal.

O fes­tival com mais de 200 filmes, entre os quais de­zenas de obras por­tu­guesas como A Noiva, de Sérgio Tré­faut, Lobo e Cão, de Claúdia Va­rejão, o do­cu­men­tário Dis­topia, de Tiago Afonso, a in­ves­ti­gação ci­ne­ma­to­grá­fica Ki­no­rama – Ci­nema Fora de Órbita, de Edgar Pêra, e o filme-en­saio Ob­jectos de Luz, de Acácio de Al­meida e Marie Carré, entre muitos ou­tros ainda.



Mais artigos de: Aconteceu

Bernardo Moreira deixa legado no jazz

O contrabaixista Bernardo Moreira – ou «Binau», como era conhecido –, uma das figuras históricas do jazz em Portugal e indissociável do Hot Clube de Portugal, morreu no dia 3, aos 90 anos. Nascido em Coimbra, em 1932, era engenheiro civil de formação, mas ficou conhecido como músico e pelo seu papel de divulgador,...

Campeão mundial de skate é português

O atleta português Gustavo Ribeiro conquistou, no dia 6, a Super Crown, etapa decisiva da edição de 2022 da Street League, circuito mundial da modalidade de skate, que foi disputada em Rio de Janeiro. Este feito é inédito na história nacional. Após a conquista do terceiro lugar nas competições de 2019 e 2021, o...

Teatro assinala Serpa em Novembro

Seis espectáculos de diversas companhias preenchem a programação do 8.º encontro de teatro Cenas de Novembro, em Serpa. O encontro começou no dia 4 e alongar-se-á até dia 20. Efeito Borboleta, pela companhia Lobby Teatro, de Lisboa, inaugurou a programação. Ao longo do mês serão apresentadas peças de produtoras como a...