Uma delegação do PCP constituída por Belmiro Magalhães, da Comissão Política, Inês Rodrigues, do Secretariado da JCP e membro da Assembleia Municipal de Guimarães, Manuel Carvoeiro, da Organização Regional de Braga (ORB), e António Joaquim, da Comissão Política da JCP, reuniu com o reitor da Universidade do Minho (UM), Rui Vieira de Castro. No encontro, o responsável denunciou o sub-financiamento em que a instituição é obrigada a funcionar.
O diferencial entre o que é transferido pelos orçamentos do Estado e o que está previsto na Lei de Bases do Financiamento do Ensino Superior, ascende a 17 milhões de euros, sendo a instituição forçada a obter receitas próprias para se manter aberta.
Nesta proposta de Orçamento do Estado apresentada pelo Governo, a situação não é corrigida, já que o documento considera «um aumento das transferências significativamente abaixo das previsões de inflação», agravando as actuais dificuldades», transmitiu o reitor à delegação comunista.
«Outra das questões abordadas foi a construção de novas residências em Braga e Guimarães. A este propósito, foi lembrado que os investimentos previstos não resolvem os problemas com que hoje os estudantes se deparam [neste âmbito]», informou ainda a Direcção da ORB do PCP, que em nota de imprensa sublinha, também, que, «com mais de 20 mil estudantes, a UM conta com perto de 6000 alunos bolseiros, sendo a universidade do país com maior número de bolseiros», pelo que «o reforço da Acção Social é uma necessidade particularmente sentida».