Prémio Manuel da Fonseca tem vencedor
A obra 101 Contos-de-Bolso, de Maria Teresa Meireles, venceu a 14.º edição do Prémio de Conto Manuel da Fonseca, atribuído pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém. O anúncio foi feito no dia 22 e a cerimónia de entrega do galardão realizar-se-à no dia 15 de Outubro, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.
De acordo com um comunicado do município, o júri atribuiu, por unanimidade, o prémio à obra vencedora no «quadro do interesse crescente pelo micro-conto em Portugal».
O primeiro lugar da competição equivale a um valor de quatro mil euros e à edição da obra vencedora pela Câmara Municipal.
Maria Teresa Meireles, autora de 101 Contos-de-Bolso é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Mestre em Literatura Medieval Comparada e Doutorada em Literatura Oral e Tradicional e é autora de várias obras. Acumula este mais recente galardão com o Prémio Alves Redol e duas menções honrosas nas últimas duas edições da competição do município de Santiago do Cacém.
O Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca, competição bienal que este ano admitiu a concurso 54 obras literárias de autores de língua portuguesa, procura prestar homenagem ao escritor, cronista, poeta, contista romancista e militante comunista Manuel Lopes da Fonseca.