Prémio Estação Imagem tem vencedor
O foto-jornalista galego Adra Pallón venceu, no dia 17, a 13.ª edição do Prémio Estação Imagem Coimbra. O anúncio foi feito no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, onde decorreu a cerimónia de entrega de prémios.
O júri, presidido por David Furst, antigo editor de fotografia internacional do jornal The New York Times, atribuiu o galardão principal ao trabalho Fogo e Cinza, de Adra Pallón, que aborda os incêndios florestais num ano em que estes graves proporções por toda a Europa.
Já na categoria de Notícias, foi Rui Duarte Silva, com uma reportagem que documenta a guerra na Ucrânia que levou o prémio. Na categoria de Assuntos Contemporâneos, foi o trabalho de Leonel de Castro, sobre as marcas nos corpos deixadas pela guerra colonial na Guiné-Bissau e em Angola, que venceu. José Sarmento, com um retrato da vida no Bairro da Jamaica, conquistou a categoria Vida Quotidiana e Brais Lorenzo Couto venceu na categoria Ambiente com outro trabalho sobre incêndios florestais.
Por fim, Onde a Cidade Acaba, de Alex Paganelli venceu na categoria de Série de Retratos. Na de Desporto, foi David Tiago, com uma reportagem de escalada adaptada, que arrecadou o galardão.