Faleceu arquitecto José Carlos Loureiro
O autor do Pavilhão dos Desportos no Palácio de Cristal, no Porto, o arquitetco José Carlos Loureiro, faleceu no dia 31, aos 96 anos, na sua residência em Valbom, concelho de Gondomar.
Além daquela obra icónica várias outras têm a sua assinatura, como o Edifício Parnaso, o Conjunto Luso-Lima ou o Hotel D. Henrique, na cidade do Porto, a Pousada de S. Bartolomeu, em Bragança, ou a Casa-Atelier Júlio Resende, em Gondomar.
Segundo aquela instituição, José Carlos Loureiro praticou arquitectura de uma «forma comprometida, generosa e apaixonada, sempre demonstrando uma invulgar sintonia entre a arte de bem desenhar e a arte de bem construir».
E citando Eugénio de Andrade, grande amigo do arquitecto, a Fundação recorda que o poeta sobre ele escreveu que «a sua vida teve a dignidade de um poema».
Em 2015, por ocasião do seu 90.º aniversário, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto prestou-lhe homenagem realizando uma exposição e uma mesa-redonda que contou, entre outras figuras, com o arquitecto Álvaro Siza.