Arqueólogo Luís Raposo eleito para o ICOM
O arqueólogo Luís Raposo foi eleito no dia 24 para o conselho executivo do Conselho Internacional de Museus (ICOM, em inglês), tornando-se no primeiro português a integrar este órgão do sector.
Luís Raposo, que concluiu este ano o segundo mandato como presidente do ICOM-Europa, uma divisão dentro desta organização não-governamental, é um dos novos 11 membros eleitos para o conselho executivo.
A italiana Emma Nardi foi eleita presidente, o coreano Inkyung Chang e o zambiano Terry Simioti Nyambe para vice-presidentes, segundo a página oficial do ICOM na Internet.
Criado em 1946, o ICOM é a maior organização internacional de museus e de profissionais de museus, desenvolvendo trabalho na preservação e divulgação do património natural e cultural mundial, tangível e intangível, através de orientações de boas práticas.
«É uma honra e uma imensa responsabilidade ser eleito para um tal órgão, especialmente numa fase tão complexa da vida internacional e também de transformação tão acelerada dos museus», afirmou o arqueólogo português à Lusa.