Dentro de oito dias abre na Atalaia, Amora, Seixal, a 46.ª edição da Festa do Avante!, que decorrerá a 2, 3 e 4 de Setembro, para três dias únicos de convívio, amizade e fraternidade.
Três dias de valorização das artes e da cultura, onde a música portuguesa tem desde sempre lugar de destaque, e onde regressam espectáculos de outras origens – Angola, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, Cuba, França, Gana, Líbano e outras paragens.
Em que, pela mão da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, a música sinfónica abre a Festa com o grande concerto Música na Palavra de Saramago. Onde todas as músicas têm lugar – música popular portuguesa, africana, fado, jazz, rock, bluegrass, hip-hop, música electrónica, dois concertos de homenagem a Adriano Correia de Oliveira e muito mais.
Artistas consagrados, estreando e mostrando novos trabalhos, e gente nova entre, os quais os vendedores do Concurso Novos Valores, promovido pela JCP, que se mostram nos palcos da Festa.
Uma Festa que não se faz apenas de música: onde têm lugar de destaque o teatro, o cinema, as artes plásticas e a ciência. Também o artesanato e a gastronomia, dando o mote para o convívio.
Onde tem lugar o desporto nas suas múltiplas e variadas expressões, promovendo o exercício físico, a adopção de hábitos saudáveis e afirmando o direito ao desporto e onde, após uma interrupção de dois anos, regressa a corrida da Festa.
Onde o Espaço Criança, com a suas sombras frescas e os seus brinquedos e espaços para brincar, é inteiramente dedicado às crianças e aos visitantes mais jovens e onde, a par da programação que por toda a Festa lhes é dedicada – do teatro ao cinema, com a Monstrinha, às actividades na Festa do livro, no Espaço Ciência, nos espectáculos ou no desporto – confirmam a Festa do Avante! como uma festa para todos.
Uma Festa que vale a pena visitar pelo seu programa, mas sobretudo pelo ambiente de fraternidade e camaradagem que promove e estimula e que nela se vive.
Amizade, paz, solidariedade
A Festa do Avante! é uma festa para todos. Uma Festa que importa divulgar e levar mais longe, dar a conhecer o seu programa, a sua data e o magnífico local da sua realização. Mas importa, sobretudo, dar a conhecer a quem não osabe o que é a Festa do Avante!.
Em que importa promover e alargar a venda da EP – Entrada Permanente, que por 27 euros permite entrar na Festa, participar nos três dias da sua realização e assistir a todos os espectáculos e eventos que ali ocorrem. E que é, ao mesmo tempo, um importante Título de Solidariedade para com a Festa, para com os seus construtores e para com todos aqueles que nela participam.
A Festa do Avante! nunca parou, encontrou sempre as respostas para abrir as suas portas
à juventude, aos trabalhadores e ao povo português, os seus palcos às artes, à cultura e a todas as mais diversas expressões artísticas. Festa por onde passaram quase todos os grandes artistas da música portuguesa e muitos outros, no plano internacional, que a sentem também como sua, como espaço onde sempre puderam expressar e mostrar com plena liberdade a sua arte, a sua música e o seu canto.
Festa promovida pelo PCP, com a participação de muitos e muitos amigos do Partido e da Festa, é uma festa de todos e para todos. É a Festa de Abril e dos seus valores. A Festa da juventude, dos trabalhadores e do povo. É a festa da amizade, da paz e da solidariedade.
Não há festa como esta!