- Nº 2543 (2022/08/25)

Alegria dos mais novos de mãos dadas com a vontade de um futuro melhor

Festa do Avante!

Este ano as crianças estão ainda mais no centro das atenções na Festa do Avante! com a exposição, patente no Espaço Central, intitulada «Crianças e pais com direitos. Por um Portugal com futuro».

Uma vez que não é possível falar dos direitos das crianças sem falar dos salários, dos horários e da estabilidade no emprego dos pais, o PCP propõe: aumento geral dos salários com um significativo aumento do salário médio e do salário mínimo nacional para 850 euros; 35 horas de trabalho semanal sem redução de salário; combate aos horários selvagens, ao abuso do trabalho nocturno, por turnos e ao fim de semana; um plano nacional de combate à precariedade – posto de trabalho permanente, vínculo permanente; garantia de alargamento dos direitos de maternidade e paternidade.

Para os comunistas, o respeito pelo direito das crianças e pelo seu desenvolvimento integral, a par da inversão da quebra demográfica do País, exigem soluções transversais, integradas, duradouras, que passam pelo respeito pelos direitos dos pais enquanto trabalhadores; pela garantia de acesso à habitação; por creches gratuitas e uma rede pública de creches; pelo acesso de todas as crianças ao pré-escolar público desde os três anos; pelo aumento e universalização dos abonos de família; pela garantia de médicos e enfermeiro de família a todas as crianças.

 

A Festa das crianças

Inserido numa área privilegiada com sombra abundante e fresca, no Espaço Criança existem escorregas, baloiços e muito por onde trepar. Para recarregar energias, há sopa, mas também deliciosas gomas.

Ali, os mais novos podem assistir a pequenos concertos ou ouvir histórias, bem como aprender nos ateliers e nos jogos. Logo ao lado, está uma parede de escalada, uma roda gigante, carroceis e insufláveis. Poucas são asque não saem de lá com uma pintura facial. Há casas-de-banho para crianças e os pais dos bebés têm um sítio para trocar fraldas e micro-ondas para o leite e as papinhas.

Em todos os palcos as crianças são bem-vindas e têm programação dedicada, seja na música, no teatro, no cinema, na ciência ou na festa do livro.

 

Constituição da República Portuguesa

«As crianças têm direito à protecção da sociedade e do Estado, com vista ao seu desenvolvimento integral. (…) Os pais e as mães têm direito à protecção da sociedade e do Estado na realização da sua insubstituível acção em relação aos filhos, nomeadamente quanto à sua educação, com garantia de realização profissional e de participação na vida cívica do país. A maternidade e a paternidade constituem valores sociais eminentes. (…) Incumbe ao Estado, para protecção da família, promover a independência social e económica dos agregados familiares. Promover a criação e garantir o acesso a uma rede nacional de creches e de outros equipamentos sociais de apoio à família.(...)»

 

Sexta-feira, 2

18h00: Animação de boas vindas (Espaço Criança).

21h00: Leitura musicada do conto de Carlos Paredes «O menino que se apaixonou por uma guitarra», com Miguel Fitas na guitarra portuguesa (Espaço Criança).

Sábado, 3

10h30 às 11h30: Acroioga (Espaço Criança).

10h30 às 12h00: Peddy pepper «Na felicidade há lugar para todos» (Espaço Criança).

11h00 às 19h00: Ateliers Inventors (Espaço Criança).

11h30: «Joana» – Teatro O Bando (Avanteatro).

11h30: Monstrinha na Festa (CineAvante!).

11h00 às 14h00: Atelier de Dedoches(Espaço Criança).

13h30 às 14h30: Jogos de Água (Espaço Criança).

14h00 às 15h00: Atelier cinema de animação «Monstrinha» (Espaço Criança).

15h00: «Ti Miséria» –Teatro O Bando (Avanteatro).

15h00 às 16h30: Ateliers didácticos «Circo Matemático» (Espaço Criança).

16h30: «Joana» –Teatro O Bando (Avanteatro).

16h30 às 17h30: Espectáculo «Circo Matemático» (Espaço Criança).

17h30 às 18h30: Debate «O Trabalho e as Crianças»(Espaço Criança).

18h00: «Ti Miséria» –Teatro O Bando (Avanteatro).

18h00: Espectáculo musical com Nuno Melendez e Pedro Branco (Espaço Criança).

Domingo, 4

11h00: Projecção do resultado do atelier «Monstrinha» (Espaço Criança).

11h00: «Ando a sonhar com Beethoven» – Companhia de Teatro de Almada (Avanteatro).

11h00 às 19h00: Ateliers Inventors (Espaço Criança).

11h30: Monstrinha(CineAvante!).

12h00: Jogos de Água (Espaço Criança).

12h00 às 14h00: Atelier «Faz a tua plasticina»(Espaço Criança).

14h00: Conto Fantochado – adaptação do livro «História de Um Gordo Chinês Que Estava de Barriga Para o Ar» de Álvaro Cunhal (Espaço Criança).

15h00: Improvisos com Gabriel Lagarto e Pedro Branco – espectáculo de música e ilustração improvisada e interactiva (Espaço Criança).

15h30: Mão Verde II (Auditório 1.º de Maio).

16h30 às 17h30: Oficina de construção em cartão (Espaço Criança).