- Nº 2540 (2022/08/4)

Pavilhão da Mulher

Festa do Avante!

A relação entre o aumento do custo de vida, a precariedade, os baixos salários e pensões, e o desinvestimento em importantes serviços públicos, e a degradação das condições de vida das mulheres, bem como a acentuação das desigualdades e discriminações específicas, são temas fortes deste ano no Pavilhão da Mulher.

Numa realidade económica e social marcada pelo retrocesso, é, na prática, negado às mulheres a igualdade no trabalho e na vida. Continuam a ser reproduzidos valores e papéis tradicionais relativos à sua condição e perpetuados preconceitos e estereótipos seculares. Neste contexto, a luta das mulheres apresenta-se como o elemento central capaz de canalizar a indignação e o sentimento de injustiça, assim como a força capaz de superar e resolver problemas e chagas sociais e conquistar uma nova política, que respeite e faça cumprir os seus direitos, ancorados nos valores de Abril e na Constituição da República.

Daí que no Pavilhão da Mulher na Festa do Avante!, o espaço de debate tenha agenda cheia, com dois debates no sábado, às 16h00 e às 19h00, intitulados «As mulheres e o seu desejo para o parto, e a saúde sexual e reprodutiva», e « A luta das mulheres no tempo presente», e outros dois no domingo, às 13h00 e às 19h00, intitulados «As mulheres e o trabalho: da Revolução Abril aos nossos dias», e «A mercantilização do corpo das mulheres: velhos e novos instrumentos que atentam contra a dignidade e direitos de todas as mulheres».