Rigor, originalidade e acesso à Ciência na Festa do Avante!

A Ciência estará uma vez mais presente na Festa do Avante! com um espaço próprio. Este ano, sob o lema Conhecer, Respeitar e Agir, serão os resíduos a estar em destaque.

A exposição agradará dos curiosos aos especialistas

 

A Festa do Avante! destaca-se, há 45 anos, no panorama cultural do País e são muitos os elementos que garantem, ano após ano, o seu êxito. A grande abrangência de géneros musicais, o teatro e o cinema, os elementos gastronómicos e culturais de todo o País, os inúmeros debates, a solidariedade internacionalista e, claro, a insubstituível ligação ao povo, aos seus problemas, aos seus valores, às suas aspirações e lutas.

O Espaço Ciência é um destes elementos incontornáveis. É prova da diversidade experienciada na Festa e, em simultâneo, da importância desde sempre atribuída à ciência pelos comunistas portugueses – que tiveram e têm, entre os seus militantes, destacados cientistas e investigadores.

Este ano, a atenção volta-se para o tema dos resíduos. Em conversa com membros do grupo de trabalho, que já está a preparar o espaço, ficamos a saber que o lema já está escolhido: Conhecer, Respeitar e Agir. O objectivo é claro, revelam: «Pretendemos conhecer os vários tipos de resíduos, é preciso respeitá-los porque o senso comum das pessoas, de uma forma geral, devaloriza-ose énecessário agir em relação aos mesmos, do ponto de vista pessoal, político e social», explicou Augusto Flor, membro da direcção da Festa do Avante! e responsável pelo grupo de trabalho da Ciência.

Interdisciplinaridade e interactividade
A interdisciplinaridade é um elementoconstante da exposição do Espaço Ciência que, este ano, apresentaráuma visão integrada sobre os resíduos,construída a partir de vários pontos de vista. Aliás, nos primeirosdois módulos serão explicados os conceitos básicos dos resíduos através do olhar das ciências naturais e sociais. «A Biologia, a Geologia e até disciplinas como a Engenharia de Materiais, são essenciais para perceber os resíduos», informou Augusto Flor. Já a História, a Sociologia e a Psicologia explicarão outros conceitos e questões imateriais dos resíduos. Através da poesia, da literatura, do teatro, da fotografia, da arquitectura, entre outras áreas, outra parte da exposição demonstrará a representação dos resíduos na arte e nas letras.

A análise política dos resíduos daráorigem aoutra componente de destaque da exposição. Neste módulo, o resíduo será tratado como indicador económico, financeiro e social e serão analisadas políticas públicas de gestão de resíduos. E como não poderia faltar, as condições de trabalho dos que laboram nas empresas públicas, mistas e privadas de tratamento de resíduos serão analisadas.

Um teatro de marionetas, alguns jogos pedagógicos e trabalhos em papel procurarão despertar o interesse das crianças pela ciência num espaço que será inteiramente dedicado aos mais novos. Segundo Augusto Flor, este ano, contrariando o sucedido nas últimas duas edições da Festa do Avante!, o espaço das experiências e observações astronómicas voltará a estar presente.

Rigor, acessibilidade e originalidade
O espaço Ciência na Festa do Avante! é, anualmente, idealizado por um grupo de trabalho composto por especialistas em diversas áreas. Este ano são 19 pessoas que se debruçaram sobre a elaboração dos vários materiais que comporão a exposição. «Mais ou menos metade destas pessoas não são militantes do Partido, mas estão com o PCP há muitos anos e estão connosco na ciência», afirmou o responsável do grupo de trabalho.

«A originalidade é um dos nossos três princípios. Nada que os visitantes vêm no espaço da Ciência foi copiado de algum lado», explicou Augusto Flor. Já o rigor científico é outro elemento que adquire particular centralidade para os membros do grupo de trabalho. «Todos nós contribuímos para que esse rigor seja assegurado, mas também convidamos personalidades externas ao grupo, à Festa e ao Partido para trabalharem connosco», contou o responsável.

Se por um lado, o rigor científico é indispensável, também a acessibilidade deve estar, igualmente, garantida: «A exposição tem de conseguir chegar ao visitante curioso e ao intelectual especialista naquela matéria ao mesmo tempo», acrescentou.

Debates
No espaço da Ciência realizar-se-ão três debates que se somarão aos muitos outros realizados um pouco por toda a Festa. O primeiro incidirá sobre as política públicas e a gestão de resíduos em Portugal. A pretexto da declaração de 2022 como o ano internacional do vidro pela ONU, o segundo debate discutirá a importância dos resíduos, no geral, e do vidro, em particular. O último debate colocará em confronto três gerações e as suas opiniões sobre os resíduos hoje e no futuro.

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

A Festa constrói-se com dedicação e uma imensa alegria

A JCP assegura semanalmente, em vários pontos do País, dezenas de bancas de promoção da Festa do Avante! e de venda de EP, envolvendo nessa importante e empolgante tarefa centenas de jovens – com a determinação e a alegria que os caracterizam.

Mão Morta confirmados na Festa do Avante!

Os Mão Morta são a mais recente confirmação para a edição deste ano da Festa do Avante!, acrescentando ainda mais qualidade e diversidade ao seu programa musical.

Uma cidade que se ergue

Mais um fim-de-semana e mais uma animada – e agitada – jornada de trabalho de construção da Festa do Avante!. As tarefas foram mais do que muitas, todas cumpridas com determinação e zelo: da construção de pavilhões, bares e restaurantes à limpeza e preparação de ferramentas e materiais...