Porto homenageia Maria José Ribeiro

Maria José Ribeiro, membro do Conselho Nacional da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), recebeu, no dia 9 de Julho, a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, atribuída pela Câmara do Porto, por «se ter notabilizado pelos seus méritos pessoais ou feitos cívicos».

A dirigente e fundadora da URAP foi activista do Movimento Democrático de Mulheres, do Movimento Democrático Português, do Partido Comunista Português, desde 1956, e a primeira mulher presidente do Sindicato Nacional de Profissionais de Seguros. Após o 25 de Abril foi membro da Assembleia Municipal de Matosinhos.

Maria José Ribeiro constitui um exemplo de mulher e cidadã empenhada na luta pelos ideais de liberdade, democracia e socialismo. Foi presa em 1958, pela primeira vez com 23 anos, durante nove meses, e viria a ser presa por mais duas vezes, em 1962 e 1964.

Nascida em Lisboa em 12 de Janeiro de 1936, ano em que o seu pai, Joaquim Ribeiro, foi preso na sequência da Revolta dos Marinheiros e enviado para o campo de concentração do Tarrafal, Maria José Ribeiro só conheceria o pai aos 16 anos.

A família foi viver para o Porto, e começou a trabalhar na Companhia de Seguros «Mutual do Norte». Em 1958, integrou a Comissão de Jovens de Apoio à Candidatura de Humberto Delgado. Maria José Ribeiro escreveu textos de defesa do respeito pelas raparigas e pela Igualdade de Direitos entre homens e mulheres. Fez parte então da delegação portuguesa ao Congresso Mundial das Mulheres, em Helsínquia, realizado em 1969.

A dirigente da URAP pelo Núcleo do Porto tem feito um notável trabalho em prol da valorização da memória da sede da PIDE no Porto, actual Museu Militar, na Rua do Heroísmo, visando a sua transformação em museu da resistência.

 



Mais artigos de: Aconteceu

Ouro para Portugal em Patinagem Artística

O par português de patinagem artística formado por Ana e Pedro Walgode conquistou, no domingo, 17, a medalha de ouro na competição dos Jogos Mundiais, em Birmingham, nos EUA. «Ambicionamos esta medalha há muito tempo e este ano focalizámos todas as energias nesta competição e sonhámos com isto», resumiu Ana Walgode,...

Abandono no Ensino Superior

Os alunos que abandonaram os estudos um ano após terem iniciado um curso no Ensino Superior aumentaram em 2020/2021, segundo dados da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), citados pela Lusa, que apontam para um crescimento de quase dois pontos percentuais nas licenciaturas. À excepção dos...

Arquivo do DN é tesouro nacional

O arquivo do Diário de Noticias vai ser classificado como tesouro nacional, segundo um decreto aprovado no dia 14 de Julho em Conselho de Ministros. O decreto aprovado classifica o arquivo do Diário de Notícias, abrangendo um arco temporal de 1864 a 2003, como «bem arquivístico de interesse nacional», designação que é...

Israel matou 78 crianças palestinianas em 2021

Na apresentação do relatório anual «Crianças e Conflitos Armados», o Secretário-geral da ONU, António Guterres, deu a conhecer que as forças de ocupação israelitas mataram 78 crianças palestinianas, mutilaram outras 982 e detiveram 637 em 2021. «Estou chocado com o número de crianças mortas e mutiladas pelas forças...