O Conselho Português para a Paz e a Cooperação (CPPC) apresenta hoje, às 18h00, na Fundação José Saramago, em Lisboa, uma antologia de poemas sobre Hiroxima. Trata-se da reedição de uma obra dada à estampa em 1967, desta feita com a chancela da Âncora Editora e coordenação dos professores Manuel Simões e Carlos Loures.
«Esta segunda edição coincide com um momento muito complexo da situação internacional e com o lançamento, pelo CPPC, da petição pública “Pela adesão de Portugal ao Tratado de Proibição de Armas Nucleares”, tendo em conta que as armas nucleares são uma das mais sérias ameaças que pendem sobre a Humanidade e o ambiente», lê-se no convite da iniciativa.
«Por isso, assumiu particular importância a aprovação, em 2017, por 122 países participantes numa conferência realizada no âmbito das Nações Unidas, do Tratado de Proibição de Armas Nucleares, que entrou em vigor a 22 de Janeiro de 2021, na sequência da sua ratificação por 50 países. Portugal ainda não assinou nem ratificou este tratado, apesar de o “desarmamento geral, simultâneo e controlado” ser um princípio consagrado na Constituição da República Portuguesa», acrescenta-se.
«Hiroxima – Antologia de Poemas» será apresentada pelo professor Manuel Simões.