URAP evoca libertação dos presos políticos

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) organizou, no dia 27 de Abril, no âmbito das comemorações populares da Revolução dos Cravos, duas cerimónias, em Caxias e Peniche, para evocar a libertação dos presos políticos daquelas cadeias fascistas, momento marcante do acto revolucionário do Movimento das Forças Armadas de 25 de Abril de 1974.

Em Caxias, a iniciativa foi dirigida por Adilo Costa, ex-preso político e membro do Conselho Nacional da URAP, contando com as intervenções de Luísa Vaz Oliveira, também ex-presa política, e do Coronel João Menino Vargas, da Associação 25 de Abril.

No Forte de Peniche a cerimónia foiapresentada por Carlos Mateus, do Conselho Directivo da URAP. Ali tomaram a palavra Clemente Alves, ex-preso político em Peniche e membro do Conselho Nacional da URAP; o Coronel José Maria Azevedo; Ana Batalha, vereadora na Câmara Municipal (CM) de Peniche; Aida Rechena, directora do Museu Nacional Resistência e Liberdade.

No mesmo dia, na vila de Alvite, concelho de Moimenta da Beira, a URAP promoveu uma homenagem a Diamantino Gertrudes da Silva (1943-2018), capitão de Abril, que na madrugada de 24 de Abril de 1974 partiu do Regimento de Infantaria (RI) n.º 14, em Viseu, comandando o grupo November (grupo insurrecional da Região Militar do Centro), com a missão de salvaguardar as vidas dos presos políticos no Forte de Peniche e promover a sua libertação.

Na presença de seus amigos e companheiros de luta, foi depositada uma coroa de cravos junto ao seu busto. O momento contou com as intervenções de António Vilarigues, do Núcleo de Viseu-Santa Comba Dão da URAP, e do presidente da CM, Paulo Figueiredo.



Mais artigos de: Aconteceu

Comuna celebra meio século

A Comuna – Teatro de Pesquisa cumpriu, a 1 de Maio, Dia do Trabalhador, 50 anos de existência. Precursora do conceito de teatro-laboratório em Portugal, foi fundada em 1 de Maio de 1972 por um grupo de actores que inclui nomes como Carlos Paulo, João Mota, Manuela de Freitas, Francisco Pestana e Melim Teixeira, sendo...

Espectáculo de homenagem a Adriano Correia de Oliveira

Depois do Porto – e paralelamente a iniciativas diversas em Avintes, Guimarães e outros locais – foi a vez de Coimbra acolher, no dia 1 de Maio, o espectáculo «Adriano Correia de Oliveira – Homenagem 80 Anos». Pelo palco do Auditório do Convento de S. Francisco passaram, entre muitos outros, a Tuna Académica de Coimbra...

«O Jovem Cunhal» estreia no IndieLisboa

O filme «O Jovem Cunhal», do realizador João Botelho, teve estreia mundial no dia 1 de Maio, no IndieLisboa, Festival que se iniciou na quinta-feira, 28. «O revolucionário Álvaro Cunhal, símbolo do comunismo português e gigante político do século XX. É nada menos que uma figura maior que a vida, agora examinada pela...