Parabéns Manuel Freire!
O cantautor Manuel Freire fez anos esta segunda-feira, 25 de Abril. 80 anos que foram celebrados na antevéspera com um concerto em Lisboa. A ideia partiu de um grupo de amigos e o local escolhido foi o auditório da Fundação Oriente, entidade que se associou à iniciativa, tal como a fundação José Saramago. Pelo palco daquele acolhedor espaço passaram Paulo Vaz de Carvalho (acompanhado por Manuel Pires da Rocha), Carlos Alberto Moniz, Marco Oliveira, Brigada Victor Jara, Luís Freire (filho de Manuel Freire) e Victor Castro.
Durante cerca de duas horas e meia, em ambiente alegre e descontraído, pontuado com momentos de emoção, ouviram-se grandes canções que integram o melhor da nossa música popular, mas também cativantes histórias reveladoras da dimensão ética e humana e do percurso do artista e do homem, com gosto pela tertúlia e o convívio, fraterno, solidário, antifascista, sempre fiel e comprometido com os valores de Abril.
No final, com todos os artistas em palco, as suas vozes juntaram-se às da plateia e ergueram-se num imenso coro colectivo para cantar Pedra Filosofal, o poema de António Gedeão que a música de Manuel Freire imortalizou.
Ao aniversariante foi entregue, pessoalmente, uma saudação do PCP por uma delegação composta por Jorge Pires, da Comissão Política, e José Monginho, do Departamento de Propaganda.