Coimbra
Numa exposição entregue dia 29 de Março na Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), dirigida ao primeiro-ministro e à ministra de Agricultura e Desenvolvimento Rural, pela Comissão de Agricultores do Baixo Mondego da Associação Distrital de Agricultores de Coimbra (ADACO), os agricultores daquela região recordam que estão a passar por uma «situação dramática» com os brutais aumentos no último ano dos factores de produção. Relativamente às reduções anunciadas pela ministra da Agricultura em relação ao gasóleo agrícola, asseguram que são «manifestamente insuficientes para salvar a situação». Também a recente portaria com os apoios à electricidade verde «não responde às necessidades do sector».
Entre outras medidas, a ADACO considera ser urgente que haja isenção do IVA e da tributação em sede de Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) no gasóleo agrícola e a instituição de uma lei que assegure uma distribuição mais equitativa dos valores ao longo de toda a cadeia de comercialização.
Caso não haja resposta positiva às suas reclamações, a Associação promete definir formas de luta, que podem passar por uma acção de rua com máquinas agrícolas.