Odivelas
A CDU considera «inaceitável» a não continuação do Projecto de Hipoterapia – que funcionava ininterruptamente desde 2009, numa parceria entre o município de Odivelas, a Escola Profissional Agrícola D. Dinis, a Rodoviária de Lisboa e o Ministério da Educação/Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.
O projecto – que começou com 30 crianças e em Fevereiro de 2020 envolvia 81 alunos oriundos dos centros de apoio à aprendizagem – consiste «numa abordagem terapêutica em crianças e jovens com necessidades educativas especiais, em que a utilização do cavalo, enquanto instrumento de terapia e de estímulo neuropsicológico, proporciona benefícios diversos ao seu bem-estar global e novas experiências», informa a CDU.
Em nota divulgada no dia 18 de Fevereiro, a CDU lamenta, igualmente, a falta de respostas sociais para idosos e pessoas com deficiência. Deu como exemplo o facto de não existir no concelho de Odivelas «um único lar público», quando«as respostas por parte das IPSS nesta área são parcas».