Um rio humano imenso, vermelho e combativo, encheu a Avenida de Berna no domingo ao início da tarde. Da Praça de Espanha até ao Campo Pequeno seguiram, para o Comício do PCP, centenas de militantes e amigos da Juventude Comunista Portuguesa.
À cabeça do cortejo, captando a atenção de quem ao longe já conseguia avistar os jovens, seguia o grupo de bombos Bardoada, que também participou no momento cultural do comício.
Logo depois, seguia a primeira faixa do desfile e vários outros jovens seguravam flâmulas onde se podia ler O Futuro Tem Partido. Com alegria, atributo tão particular dos comunistas, orgulho no seu Partido centenário e tão pleno de actualidade e vitalidade, e a vivacidade tão característica da juventude, o desfile comprovou isso mesmo – que o Futuro tem Partido e, em simultâneo, o Partido tem futuro, que como se viu ali é já presente.
Dezenas de faixas que expressavam algumas das reivindicações dos jovens – como um ensino público, gratuito, democrático e de qualidade, o fim dos exames nacionais ou o trabalho com direitos – foram acompanhadas pelas palavras de ordem «Paz sim, guerra não», «Agora e sempre, juventude está presente, «O público é de todos, o privado só de alguns».
Para além de uma incrível força organizada, no desfile ainda ficou evidente o que querem os jovens comunistas portugueses: saltar do sonho para a realidade e transformar o mundo.