Centenário de Saramago em Setúbal
Foi apresentado no dia 24, em sessão realizada na Casa da Cultura, em Setúbal, o programa comemorativo do centenário de José Saramago. Na ocasião, Pilar del Rio, presidente da Fundação Saramago, que organiza o programa em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, realçou a importância de a Cultura ser encarada pela sociedade e as autarquias «como forma de empoderamento cívico».
André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, por seu lado, considerou fundamental valorizar a intensa actividade literária do homem que, além de escritor, «foi alguém que reflectiu sobre o seu tempo e sobre aqueles que com ele lutaram pela dignificação dos seres humanos».
Estendendo-se ao longo do ano, do programa de comemorações constam exposições, cinema, tertúlias, concertos, instalações artísticas, teatro, entre outras actividades evocativas da vida e obra do escritor comunista.
Na dia anterior, 23, na sede da Fundação José Saramago, em Lisboa, teve entretanto lugar o lançamento da moeda «José Saramago. Terra e Céu», desenhada pelo artista plástico Carlos Nogueira e executada pela Casa da Moeda, com valor facial de 7,5 euros.