- Nº 2517 (2022/02/24)

A 6 de Março todos os caminhos vão dar ao Campo Pequeno

PCP

Daqui a pouco mais de uma semana, o PCP promove no Campo Pequeno, um comício que culmina as comemorações do Centenário do Partido, assinala os seus 101 anos e constitui uma grande acção de massas. De norte a sul organizam-se as deslocações para Lisboa.

A iniciativa em que intervirá Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, Inês Rodrigues, do Secretariado e da Comissão Política da Direcção Nacional da Juventude Comunista Portuguesa, Paulo Raimundo, do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central, e Margarida Botelho, do Secretariado do Comité Central, constitui «uma grande acção inserida na luta pela resolução dos problemas nacionais, pela melhoria das condições de vida dos trabalhadores e do povo, por uma política alternativa patriótica e de esquerda que promova o desenvolvimento soberano, pela democracia avançada». Isto porque, nota-se, «vivemos um momento particularmente exigente da situação nacional e internacional, em que se coloca a necessidade da luta pela defesa e avanço dos direitos, a concretização de uma alternativa que garanta um Portugal com futuro, e a acção pela paz e o progresso social».

O comício, lê-se ainda no folheto de mobilização, será também uma afirmação do prosseguimento da batalha «por uma sociedade nova num mundo de paz, amizade e cooperação entre os povos», bem como uma oportunidade para dar força à luta para valorizar o trabalho e os trabalhadores; defender a produção nacional e o emprego; garantir o direito à educação e à cultura; reforçar o SNS e os serviços públicos; assegurar uma vida digna para os idosos, os direitos das crianças e dos jovens e das mulheres à igualdade na lei e na vida; promover um ambiente equilibrado e a coesão territorial; garantir a justiça e o combate à corrupção; defender a soberania e a independência nacionais; promover a paz e a cooperação; afirmar os valores de bril, cumprir os direitos inscritos na Constituição da República.

No mesmo documento de apelo à participação «dos trabalhadores, dos democratas e patriotas», o PCP «reafirma, com determinação e confiança, o ideal e projecto comunista, o seu compromisso de sempre com os trabalhadores e o povo na luta que continua pela liberdade, a democracia e o socialismo».

Antes das intervenções políticas, terá lugar um momento cultural com o Grupo de Bombos «Bardoada», Hélder Moutinho com Ricardo Parreira, Miguel Silva e Ciro Bertini, Luísa Basto com Nuno Tavares, Manuel Pires da Rocha, Catarina Moura e Luís Pedro Madeira.

A apresentação do momento cultural estará a cargo de Raquel Bulha e Tiago Santos.

Entretanto, de norte a sul do País, as organizações do Partido preparam as deslocações para o comício. Na agenda (página 30), damos nota da organização dos transportes a partir de cada região.

A anteceder o Comício, a JCP realiza um desfile com início às 14h00 ma Praça de Espanha.