A maioria PS na Câmara Municipal de Castro Verde chumbou uma proposta dos vereadores da CDU para travar o abate injustificado de árvores e melhorar os serviços municipais naquela área.
A proposta da CDU para intervenção no arvoredo municipal, visando travar o abate injustificado de árvores e a melhoria de serviços municipais nesta área, numa perspectiva de desenvolvimento de uma acção responsável e ambientalmente sustentável, foi apresentada na reunião de Câmara de 27 de Janeiro.
Em nota de imprensa, a CDU refere que actualmente estão a ser desenvolvidos intervenções urbanísticas que «não equacionaram a possível salvaguarda de árvores existentes, levando ao abate de dezenas de exemplares», que a «falta de tratamento adequado tem levado à morte de árvores nos últimos tempos» e que o «número de árvores plantadas no espaço público do concelho foi diminuto nos últimos seis anos».
A proposta – chumbada pela maioria PS – propunha ainda um conjunto de acções específicas para evitar a diminuição do arvoredo urbano existente, equacionando o seu aumento. Chama também a atenção para a necessidade, logo que estejam reunidas as condições, de se proceder à elaboração e aprovação do Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo Urbano, consagrado na lei.