No 91.º aniversário do Avante! alargar a sua divulgação

O Avante!, que faz no próximo dia 15 de Fevereiro 91 anos, é um dos principais instrumentos de que o Partido, os trabalhadores e o povo dispõem para travar a cada vez mais exigente luta ideológica, ao mesmo tempo que constitui um importante factor de reforço orgânico, político e ideológico do PCP. Continuar a alargar a sua leitura, difusão e venda é a melhor forma de comemorar o seu aniversário.

Importa tomar medidas orgânicas que possibilitem aumentar a difusão do Avante!

De facto, o direito de informar, de se informar e de ser informado, sem impedimentos nem discriminações, está consagrado na Constituição da República Portuguesa. A lei fundamental garante ainda que o exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.

Parece coisa simples e elementar, mas chegar a este patamar custou aos trabalhadores e ao povo – com o destacado papel de vanguarda do Partido Comunista Português – uma luta sem tréguas e pesados sacrifícios, até da própria vida, que não podem nem devem ser esquecidos, não apenas porque não há vitórias definitivas mas também porque os direitos, para não serem letra morta, têm de ser exercidos e respeitados.

O Avante!, que orgulhosamente se assume como um jornal de classe, uma arma insubstituível do PCP, nas suas lutas de todos os dias, ao serviço dos trabalhadores e do povo, ocupa nesta frente um papel insubstituível.

Desde a sua criação, na mais rigorosa clandestinidade, até aos dias de hoje, o Avante! é a voz dos que não têm voz. Nas suas páginas escreve-se sobre o que não se pode ler em mais nenhum outro órgão de comunicação.

Por isso mesmo, também nenhum outro jornal dá voz, como o Avante!, à luta organizada dos trabalhadores e das massas populares, não apenas pelos seus legítimos direitos, mas também pela ruptura com a política de direita, pela construção de uma política alternativa patriótica e de esquerda que promova desenvolvimento soberano e progresso social, que garanta um Portugal com futuro.

O Avante! aborda semanalmente nas suas páginas as análises, posições e propostas do PCP e a actividade das suas organizações, rompendo dessa forma com o bloqueio informativo a que os comunistas são votados na generalidade dos órgãos de comunicação social. Mas faz mais do que isso, ao assumir-se como divulgador dos problemas, aspirações e lutas dos trabalhadores, mas também dos pequenos e médios agricultores, dos micro, pequenos e médios empresários, dos intelectuais, dos quadros técnicos, da juventude, das mulheres, dos reformados, dos idosos, das pessoas com deficiência, dos democratas e patriotas, de todos os homens e mulheres progressistas.

Órgão de informação com notícias, entrevistas, reportagens, artigos de opinião e ensaios, o Avante! é também um instrumento de luta do seu Partido: pelo que representa na formação política e ideológica dos seus militantes e na construção e consolidação da sua unidade; pelas portas que abre ao alargamento da sua influência junto de amplas massas; pelo papel orgânico estruturante que desempenha.

Um jornal diferente

Em Portugal, como um pouco por todo o mundo, os órgãos de comunicação social, detidos na sua imensa maioria por grandes grupos económicos transnacionais, estão cada vez mais ao serviço da imposição do pensamento único e das teses do fim das ideologias e do capitalismo triunfante, escondendo e escamoteando tudo quanto seja um obstáculo a esses propósitos. Os instrumentos de que dispõem para condicionar e formatar a opinião pública são poderosos: televisões, jornais, rádios, redes sociais, sítios na Internet. Também os seus alvos estão perfeitamente identificados.

Não é necessário recuar muito no tempo para encontrar exemplos do poder desta ofensiva mediática e dos objectivos que serve: as mistificações e mentiras, a manipulação em torno das últimas eleições legislativas, a distorção ou silenciamento da mensagem da CDU, o apagamento das suas propostas e soluções para os problemas do País são apenas alguns dos mais recentes e significativos.

Este panorama mediático confere uma acrescida responsabilidade à imprensa comunista: o que os outros omitem, por ser esse o interesse do capital, o Avante! noticia; o que os outros deturpam, para mais facilmente manipular a opinião pública, o Avante! esclarece; o que os outros apresentam como verdades únicas e absolutas, o Avante! questiona, apresentando pontos de vista alternativos, contribuindo assim para a formação de uma opinião esclarecida, consciente, interventiva.

 

Avançar com firmeza
na divulgação do Avante!

Não basta afirmar que é importante aumentar a difusão do Avante! e apelar aos militantes e simpatizantes do Partido, aos trabalhadores e ao povo, para que o comprem, leiam e divulguem. Importa, sim, tomar as medidas orgânicas necessárias para alcançar esse objectivo. É preciso alargar consideravelmente o número de leitores do jornal.

É necessário e possível ir mais longe e é esse o caminho apontado quer na Resolução Política do XXI Congresso quer no comunicado da mais recente reunião do Comité Central (1 de Fevereiro de 2022), onde se insiste na necessidade de as organizações partidárias assumirem a «adopção de medidas no plano da luta das ideias e da dinamização da imprensa e da propaganda».

Para que esta linha de acção se cumpra e os seus objectivos sejam atingidos, impõe-se a adopção de medidas, tais como:

• aumentar o número de compradores regulares do Avante!, fazendo-se o levantamento dos militantes e simpatizantes do Partido que ainda não adquirem a imprensa partidária e contactando-os para que a passem a adquirir semanalmente; • alargar o número de membros do Partido que assumem a distribuição do Avante!, rejuvenescendo-os, valorizando essa tarefa no quadro da assunção de responsabilidades permanentes;

• criar novas estruturas para a difusão editorial (ADE);

• organizar com carácter regular vendas públicas do Avante!, nomeadamente nas empresas e locais de trabalho;

• promover edições e vendas especiais do Avante!;

• prosseguir o esforço para o alargamento da sua presença e projecção na Internet.

Importante se torna também, nas reuniões e no trabalho regular do Partido, estimular a «leitura e o estudo dos documentos do Partido, do Avante! e de O Militante».

Avançar com firmeza na divulgação do Avante! é, pois, parte integrante da luta que travamos para valorizar o trabalho e os trabalhadores; defender a produção nacional e o emprego; garantir o direito à Educação e à Cultura; reforçar o Serviço Nacional de Saúde e os serviços públicos; garantir a vida digna para os idosos e os direitos das crianças e dos jovens; assegurar às mulheres a igualdade na lei e na vida; promover um ambiente equilibrado e a coesão territorial; assegurar a justiça e o combate à corrupção; defender a soberania e independência nacionais; promover a paz e a cooperação; afirmar os valores de Abril. Cumprir os direitos inscritos na Constituição da República.

É reafirmar o compromisso do PCP com os trabalhadores e o povo na luta pelos direitos, pela melhoria das condições de vida e o progresso social. Contra a exploração e o empobrecimento. Pela liberdade, a democracia e o socialismo.