Editorial

SOLUÇÕES PARA PORTUGAL

Artigo de acesso livre

Avança a preparação das eleições de 30 de Janeiro. Trata-se de uma importante batalha política que a CDU assume com o objectivo de ganhar forças para melhorar a situação do País com respostas e soluções para os seus problemas e para a vida dos trabalhadores e do povo.

Foi com esse mesmo objectivo que o PCP apresentou na passada segunda-feira, em Lisboa, o compromisso eleitoral «Com o PCP Soluções para Portugal», numa sessão que contou com a participação de Jerónimo de Sousa.

«Consequência de décadas de política de direita – refere o Compromisso Eleitoral do PCP, que deve ser apreendido como um desenvolvimento do seu Programa Eleitoral às eleições legislativas de 2019 – o País foi acumulando problemas. A situação só não é mais grave porque a luta dos trabalhadores e a intervenção do PCP, vencendo resistências e obstáculos, forçaram e concretizaram avanços. Assim foi quando, em 2015, foi preciso afastar o PSD e o CDS do Governo e interromper a sua política de desastre nacional. Assim foi ao longo dos últimos anos, quando se concretizou um caminho de defesa, reposição e conquista de direitos. Assim foi quando se tornou necessário enfrentar os impactos da epidemia. Os problemas do País exigem uma outra política. Há meios e recursos para a concretizar. Não o fazer acrescentará dificuldades e agravará a situação.»

Ora, o PCP, ao mesmo tempo que aponta esses problemas e critica as decisões erradas, os bloqueios, a captura do interesse nacional pelas imposições da União Europeia ou dos grandes grupos económicos, que estão na sua origem, apresenta soluções, pelas quais se bate, no quadro da política patriótica e de esquerda que defende e propõe ao povo português.

Por isso, a mobilização e a luta dos trabalhadores e do povo e, a 30 de Janeiro, o reforço da CDU são condição fundamental para garantir o aumento geral dos salários, como uma emergência nacional; para garantir os direitos das crianças e dos pais, responder ao défice demográfico e travar a emigração dos jovens; para assegurar a dignidade dos idosos, combater a pobreza e as desigualdades, valorizar as reformas e pensões, combater os baixos salários; para defender o direito à saúde, salvar o Serviço Nacional de Saúde; para promover o direito à Educação, à Ciência, à Cultura e ao Desporto, mais e melhores Serviços Públicos; para assegurar o direito a todos à habitação e à mobilidade; para garantir uma justiça independente e acessível a todos e o combate à corrupção; para assegurar justiça fiscal, aliviar os impostos sobre o trabalho e as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), obter meios para os serviços e investimento público; para promover um ambiente saudável e garantir o acesso à água e à energia, a preservação dos ecossistemas naturais, das florestas e da biodiversidade; para dinamizar o desenvolvimento económico – mais produção nacional, mais emprego, defesa das MPME.

Ao contrário, PS, PSD e CDS (e seus sucedâneos) querem é garantir a estabilidade das políticas que beneficiam os interesses do poder económico. O que querem é ter condições para continuar a privatizar empresas e serviços públicos, para manter uma injusta distribuição da riqueza em desfavor do trabalho e preservar os privilégios do grande capital.

Perseguindo esses objectivos, o PS anseia por uma maioria absoluta, que não se cansa de pedir ao povo português, ou, à falta dela, por uma solução de bloco central – bloco de negócios e de interesses ao serviço do grande capital – envolvendo PS e PSD.

Mas, como referiu Jerónimo de Sousa na sessão da CDU da passada sexta-feira, em Loures, «se o País fosse um automóvel, conduzido por um PS com mãos livres não arrancaria do ponto morto e com Rui Rio atrelado só funcionaria a marcha atrás. Marcha atrás nos direitos dos trabalhadores; marcha atrás na defesa do Serviço Nacional de Saúde e da Escola Pública; marcha atrás na valorização dos salários e das reformas, ou na garantia do direito à habitação. Por isso, é preciso pôr-lhes travão. E só há uma maneira. É dar mais força à CDU e virar à esquerda na política nacional, para resolver os problemas do País e melhorar a vida dos portugueses.»

Por isso, até 30 de Janeiro, é preciso acelerar o esclarecimento, o contacto com as populações, a divulgação das conquistas alcançadas pela luta dos trabalhadores e do povo e pela intervenção do PCP. É preciso divulgar as propostas e valorizar os candidatos da CDU. É preciso garantir que todos os que viram os seus direitos defendidos, repostos ou conquistados pela intervenção do PCP e do PEV dão mais força à CDU, para que, reforçando a CDU, esta Coligação possa dar mais força à luta para ir mais longe e abrir caminho à política patriótica e de esquerda, que é o caminho necessário para a construção de um Portugal de progresso social e desenvolvimento soberano, de um Portugal com futuro.


Opinião
Actual

Ao centro?

E, de repente, o coro de comentadores encartados que se arrastam pelas televisões, repetindo, em tons diferentes, variantes das mesmas ideias,...
Actual

Quando a piada se faz sozinha

A capa da edição de fim-de-semana do Inevitável é um desses exemplos, em que a piada se faz sozinha. Em grande destaque, com fotografia, a...
A talhe de foice

O voto da CIP

António Saraiva, presidente da CIP, deu uma entrevista (i, 10.12.2012). O patrão dos patrões (assim lhe chama o jornal) desfia com cautela...
A talhe de foice

De trombas

A detenção de João Rendeiro na África do Sul deu azo nos últimos dias a um frenesim mediático que teve o condão, muito oportuno, de resto, de...
PCP

Com a CDU, defender o SNS Hospital de Braga, um caso a reter

Artigo de acesso livre

O favorecimento do negócio dos grupos privados com a saúde é um processo que ganha força nas carências que, por omissão ou decisão, vão persistindo na capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde.

Crónica Internacional

Democracia em farsa maior

A Cimeira virtual «para a Democracia» organizada por Biden é mais um acto, emproado, da construção da nova cortina de ferro que se abate sobre...
Eleições

Apoiamos a CDU

Ana PiresMembro da Comissão Executiva da CGTP-IN Arménio Carlos Membro da Comissão Executiva de 1996 a 2020 e Secretário-geral da CGTP-IN de...

Mais votos em Santarém para fazer avançar o País

Numa sessão pública em Alpiarça, Jerónimo de Sousa afirmou que a CDU é o voto que «contou, conta e contará para abrir caminho a uma outra política» e para «forçar soluções que outros recusam dar».

«Nenhum voto na CDU beneficiará a direita»

Jerónimo de Sousa acusou o PS e PSD de se prepararem para prosseguir a velha política de direita, que enfrentou obstáculos e viu serem recuperados direitos em resultado da influência das forças da CDU, razão pela qual o PS forçou eleições.

CDU quer eleger nos Açores

Numa visita à ilha de São Miguel, Jerónimo de Sousa afirmou que a eleição de um deputado da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores faria toda a diferença para a Região e dava voz a quem lá não se ouve.

Em Destaque

Em greve por salários melhores

Trabalhadores de cantinas e refeitórios, organizados nos sindicatos de Hotelaria da CGTP-IN, e de instituições particulares de solidariedade social, organizados nos sindicatos de Funções Públicas e Sociais, fizeram greve no dia 10, sexta-feira, e manifestaram-se junto de sedes e delegações das associações patronais, exigindo aumento dos salários e respeito pelos direitos.

Em Foco

Compromisso eleitoral do PCP tem «soluções para o País»

Artigo de acesso livre

«Com o PCP soluções para Portugal» é o título do Compromisso Eleitoral apresentado na segunda-feira, 13, em Lisboa. Reafirmando a actualidade e validade do Programa Eleitoral de 2019, o Partido aponta no Compromisso «razões e soluções, sem prejuízo de outros desenvolvimentos, dando visibilidade e resposta a dez questões cruciais para a vida e o futuro do País».

PCP

Saúde em Évora reclama acção e clarificação

O que se verifica no distrito de Évora ao nível dos cuidados de saúde suscita preocupação e exige a correspondente resposta do Governo, nomeadamente reforçando o Serviço Nacional de Saúde, alerta o Partido.

Centenário do PCP pelo País

«O PCP e a luta pela Reforma Agrária» foi o tema do debate realizado, dia 11, na biblioteca municipal de Serpa,...
Trabalhadores

Preocupados e determinados para defender a Efacec

Os problemas urgentes do Grupo Efacec não têm solução e agravam-se, enquanto o Governo mantém a administração, não fiscaliza a forma como são gastas as verbas públicas e insiste na reprivatização.

Assembleia da República
Nacional

Acções em todo o País para defender e recuperar o SNS

Em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS), entre os dias 6 e 12 de Dezembro realizaram-se, por todo o País, concentrações à porta dos centros de saúde e hospitais, reuniões públicas, distribuição de documentos e sessões de esclarecimento.

Direitos para crianças e pais

A CDU promoveu ontem, em todo o País, uma acção de contacto dirigida a pais com filhos em idade de frequência de creche, com um folheto que dá...
Europa

Partido do Trabalho da Bélgica reúne «Congresso da Unidade»

O Partido do Trabalho da Bélgica (PTB-PVDA) realizou o seu «Congresso da Unidade», no dia 5 de Dezembro. Os 883 delegados ao Congresso prepararam durante um ano as teses apresentadas sob o título «O partido da classe operária. O partido da juventude. O partido do socialismo».

Internacional

Gabriel Boric favorito no Chile

No Chile, 15 milhões de eleitores estão inscritos para ir às urnas no domingo, 19, na crucial segunda volta da eleição presidencial, em que o candidato apoiado pela esquerda, Gabriel Boric, enfrenta o ultradireitista José Antonio Kast, simpatizante de Pinochet.

Argumentos
TVisto

Rendeirimentos

No passado domingo, pelo menos nesse dia, os diversos canais da televisão portuguesa aplicaram boa parte do seu tempo a falar-nos de João...
Memória
Sugestões da semana

Sugestões da semana

Infância Circo Mágico de Natal, uma viagem inacreditável ao mundo do Circo, num espectáculo promovido pelo Município de Santiago do Cacém....
Aconteceu

Evocação do rei D. Manuel I

Teve início esta segunda-feira, 13, o programa que durante um ano evocará, entre o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, em Lisboa, os...

Prémios Santa Casa Neurociências

Os Prémios Santa Casa Neurociências 2021 foram para investigações de terapias regenerativas para lesões vertebro-medulares através de...

ANMP realiza Congresso

Realizou-se no passado fim-de-semana, 11 e 12, em Aveiro, o XXV Congresso da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, sob o lema «Poder...

Reuniões e iniciativas

Artigo de acesso livre

Jerónimo de Sousa Secretário-Geral do PCP ____________________   Quinta-feira – 16 de...

A semana em resumo

Frases

“Assim, a Rússia está seriamente interessada em obter garantias confiáveis e legalmente...