Fernando Lopes-Graça celebrado
A Câmara Municipal de Tomar anunciou as várias iniciativas das comemorações dos 115 anos do nascimento do compositor Fernando Lopes-Graça na cidade onde nasceu e iniciou a sua carreira como pianista no cinema local.
A programação tem início no dia 17 e começará, precisamente no mesmo dia, com um concerto, intitulado Inspirações, da Orquestra Sinfónica Tomarense, no Cine-Teatro Paraíso, sob a direcção musical de Simão Francisco.
No dia seguinte, na Casa Memória Lopes-Graça, onde o compositor nasceu, será inaugurada uma pequena exposição temporária com alguns objectos do seu acervo pessoal, que enquadrará a sessão de apresentação do livro O meio musical de Lopes-Graça – I. Memória Musicais de Tomar – 1930-1931, de António Sousa, que aborda o período da juventude do compositor.
Estas são algumas das iniciativas que comemorarão o nascimento, em 1906, do compositor que foi uma figura emblemática do século XX em Portugal. Lopes-Graça destacou-se pelo desenvolvimento de uma intensa actividade cultural, artística, pedagógica, cívica e política, tendo aderidoao Partido Comunista Português ainda em 1944.