Espectáculo comemorativo do Centenário do PCP
Muitas iniciativas comemorativas dos 100 anos da História do PCP foram pontuadas por momentos culturais. Mas era imperioso que, nas comemorações do seu Centenário, o PCP relevasse a importância da cultura como componente intrínseca da democracia e um dos factores da transformação da realidade.
É este o objectivo central do espectáculo comemorativo do seu Centenário, que se realiza no próximo dia 28 no Teatro Rivoli, no Porto e conta com a participação do Secretário-geral do PCP.
O espectáculo comemorativo do Centenário do PCP dará expressão a diversas expressões artísticas que vão da poesia, à dança, à música popular e ao jazz, sublinhando-se os apontamentos de música lusófona com o Cante Alentejano, o Fado e as Mornas, patrimónios imateriais da Humanidade.
A democracia cultural, indissociável da democracia nas suas dimensões política, económica e social, é para o PCP «um factor de emancipação individual, social e nacional, um factor de desenvolvimento multilateral dos indivíduos e da sociedade, um poderoso incentivo ao diálogo das culturas.»
Com este espectáculo comemorativo do seu Centenário, embora de forma simbólica e com as naturais limitações de tempo e espaço, procura-se assinalar o papel determinante do PCP na democratização da cultura, valorizar o contributo de todos os homens e mulheres da cultura, bem como a participação criativa dos trabalhadores e dos cidadãos em geral e suas organizações e grupos, que de forma tão sublime têm honrado o nosso património cultural.
O espectáculo do próximo dia 28 será, pois, um momento alto das comemorações do Centenário do PCP, exaltante e belo como é a luta que todos os dias se trava pelos direitos, a democracia e o socialismo.