- Nº 2501 (2021/11/4)

Acção em unidade traz resultados

Trabalhadores

O STRUP retirou o pré-aviso de greve para 2 de Novembro, na Carristur, respondendo assim, dia 28 de Outubro, ao compromisso da gerência, assumido na véspera, de pagar, até ao final deste ano, a actualização das anuidades e diuturnidades, desde Janeiro de 2020, cumprindo o Acordo de Empresa. A evolução positiva «deve-se à firmeza e coragem demonstradas pelos trabalhadores», assinalou o sindicato.

O Instituto Politécnico do Porto (IPP) decidiu reintegrar nos seus postos de trabalho, a partir de anteontem, dia 2, os 19 trabalhadores das cantinas e bares. Para o Sindicato da Hotelaria do Norte, a reintegração, «embora tardia, representa uma grande vitória para os trabalhadores e para o seu sindicato de classe, que os apoiou desde o início na sua justa luta, há 11 meses».
Os trabalhadores «vão continuar a lutar», porque «inexplicavelmente», o IPP recusa-se a pagar os salários de Abril, Maio e parte de Junho.

Os direitos dos trabalhadores da Generali Seguros «estão assegurados e reforçados com o novo Acordo de Empresa», assinado a 22 de Outubro, salientou o Sindicato Nacional dos Profissionais de Seguros e Afins. Num comunicado que nesse dia emitiu, o Sinapsa destacou que foi acordado, para 2021, o pagamento de um prémio extraordinário, no valor de uma retribuição efectiva mensal, nunca inferior a mil euros.

Este ano, mais de 45 trabalhadores passaram a efectivos na ESIP (European Seafood Investments, Portugal), em Peniche, revelou, a 22 de Outubro, o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos, a propósito da luta constante contra a precariedade de emprego.