Morreu Fernando Echevarría

O poeta e fi­ló­sofo an­ti­fas­cista Fer­nando Eche­varría morreu, no dia 4 de Ou­tubro, aos 92 anos. Nasceu em Ca­bezón de la Sal, na pro­víncia es­pa­nhola de San­tander, na Can­tá­bria, em 26 de Fe­ve­reiro 1929, mudou-se para Por­tugal em 1953, de­pois de cursar Hu­ma­ni­dades, Fi­lo­sofia e Te­o­logia, em Es­panha. A partir de 1961, por ra­zões po­lí­ticas, es­teve exi­lado em Argel (Ar­gélia) e Paris (França), onde fixou re­si­dência, em 1966. Fer­nando Eche­varría re­gressou a Por­tugal na dé­cada de 1980, tendo-se ins­ta­lado no Porto.

A sua pri­meira pu­bli­cação, «Entre dois anjos», data de 1956. Se­guiram-se «Tré­guas para o Amor», em 1958, e «Sobre as horas», em 1963.

Ao longo da car­reira pu­blicou mais de duas de­zenas de li­vros, es­tando a sua obra poé­tica reu­nida em «Obra Ina­ca­bada», da Edi­ções Afron­ta­mento, a sua edi­tora.

Eche­varría co­la­borou com vá­rias re­vistas na­ci­o­nais e bra­si­leiras, de­sig­na­da­mente, Anto, Graal, Eros, Nova Re­nas­cença, Ca­valo Azul, Co­ló­quio/​Le­tras, A Phala – Um Sé­culo de Po­esia (1888-1988), Hífen e Li­miar.

Fer­nando Eche­varría re­cebeu vá­rios pré­mios ao longo da vida, como o Grande Prémio de Po­esia da As­so­ci­ação Por­tu­guesa de Es­cri­tores (1981, 1991 e 2009), o Grande Prémio de Po­esia do P.E.N. Clube Por­tu­guês (1982 e 1999), o Prémio de Po­esia Luís Mi­guel Nava e o Prémio Na­ci­onal de Po­esia An­tónio Ramos Rosa, entre ou­tros.

Em 2007 foi con­de­co­rado com o grau de Grande Ofi­cial da Ordem do In­fante D. Hen­rique e dis­tin­guido, em 2019, com a Me­dalha de Mé­rito Cul­tural.



Mais artigos de: Aconteceu

Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues

João de Melo, com o romance «Livro de Vozes e Sombras», venceu o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2021, instituído pela Fenprof. O júri, constituído por Paulo Sucena, José Manuel Mendes e Paula Mendes Coelho, deliberou, por unanimidade, distinguir o romance de João de Melo, onde o autor «retoma a sua...

«A metamorfose dos pássaros» estreia em Portugal

«A metamorfose dos pássaros», a primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos, estreou em Portugal na passada semana, em mais de 30 salas do circuito comercial, bem como em auditórios e cineclubes. O filme teve a estreia mundial em Fevereiro de 2020 no Festival de Cinema de Berlim, o primeiro de mais de 60 festivais...

Excelência no Campeonato da Europa de DSISO

A selecção portuguesa arrecadou três recordes mundiais, um recorde da Europa, 18 recordes nacionais e 45 finais no Campeonato da Europa de Síndrome de Down (DSISO) em Piscina Curta, que se realizou de 6 a 10 de Outubro, na cidade de Ferrara, em Itália, inserindo-se no primeiro Open Europe Trigames 2021. Ocupando a...