O Partido Comunista Português esteve representado na Festa do PCE, este ano dedicada ao centenário da fundação do Partido Comunista de Espanha, em 1921.
Realizou-se de 24 a 26 de Setembro, em Rivas Vaciamadrid, a Festa do PCE.
Correspondendo ao convite do PCE, o PCP fez-se representar por Pedro Guerreiro, membro do Secretariado do Comité Central e responsável pela Secção Internacional do Partido.
O PCP esteve igualmente presente com um stand, com materiais partidários, tendo sido distribuído aos visitantes o destacável do Avante! sobre as comemorações do Centenário do PCP.
No comício da Festa do, Enrique Santiago, Secretário-geral do PCE, defendeu que Espanha necessita de um novo pacto constituinte que não seja violado como o de 1978, que permita avançar para um Estado republicano, federal e solidário que reconheça a autodeterminação dos povos e que garanta a todos o pleno exercício dos direitos civis e políticos e o usufruto dos direitos económicos e sociais.
Afirmou ainda, que no quadro da participação da Unidas Podemos no governo de Espanha, o PCE está disposto a fazer acordos para melhorar as condições de vida da classe trabalhadora mas sem nunca renunciar ao seu horizonte estratégico de construção do socialismo.