Crescer em Sesimbra e reconquistar Alcochete e Montijo

A 18 dias das eleições autárquicas, o Secretário-geral do PCP esteve nos concelhos de Alcochete e Montijo, que a CDU quer reconquistar. Na Quinta do Conde, Sesimbra, participou numa acção «Por mais e melhores serviços públicos na saúde e na educação».

É tempo de levar a luta até ao voto

«Luís Franco, eu e tu, sonho a realizar, com a CDU, para a ganhar». O refrão do hino da CDU – da autoria de Toy – ecoava pela vila de Alcochete, chamando mais gente para o Largo de São João, enquanto se aguardava, com alguma expectativa, pela chegada de Jerónimo de Sousa, recebido com aplausos e muitos sorrisos.

Míriam Boieiro, primeira candidata da CDU à Junta de Freguesia de Alcochete, apresentou a sessão, chamando para o «palco» o «futuro» presidente da Câmara Municipal (CM), Luís Miguel Franco, e o Secretário-geral do PCP. Anunciou ainda a presença de Armindo Miranda e de Joaquim Correia, respectivamente, da Comissão Política do PCP e do Conselho Nacional do PEV (que acompanharam as acções do dia). «É tempo de divulgarmos as propostas da CDU para as freguesias e para o concelho, de contactar com todos e todas, de esclarecer, de levar a luta até ao voto», apelou a candidata.

De seguida, Luís Miguel Franco fez um «diagnóstico» do actual mandato do PS, considerando-o como «a maioria política mais dissimulada que desgovernou o concelho de Alcochete» e que «mentiu aos eleitores» relativamente àquilo que foi o trabalho deixado pela CDU. «Ao longo de muitos anos e vários mandatos fizemos obra, muita obra, ultrapassámos dificuldades e continuámos a projectar o futuro», destacou, dando conta que a actual maioria PS, nos últimos quatro anos, realizou «única e exclusivamente as obras que foram projectadas, financiadas e candidatadas» pela CDU. «Este concelho que tanto amamos precisa de mais ambição, de mais ousadia, de mais seriedade política na governação da CM de Alcochete», destacou o candidato.

Construir um pavilhão multiusos na freguesia de Alcochete, um complexo lúdico-desportivo de piscinas e um cais na área adjacente à praia do Samouco, a par da reabilitação do Albergue da Juventude e a ampliação do parque habitacional do município, são algumas das propostas da CDU para o concelho.

Jerónimo de Sousa falou sobre a questão da expansão do novo aeroporto de Lisboa para o Montijo, que apenas serve os interesses da Vinci e vai criar «uma degradação profunda do espaço urbano». Em alternativa, defendeu a construção do novo aeroporto internacional no Campo de Tiro de Alcochete, um «elemento estratégico de interesse nacional e de grande valor e significado regional», que, pelas suas condições geográficas, vai «promover o desenvolvimento e criar emprego em toda esta região, sem os prejuízos das localizações defendidas pela multinacional».

Montijo
O périplo continuou, à tarde, pelo Montijo, concelho que, após mais de 20 anos de governação PS, não suporta mais degradação e marasmo. No centro da cidade, onde decorreu a iniciativa da CDU, no interior da Galeria Municipal, é visível a degradação dos prédios de habitação, mas também inúmeras fábricas abandonadas, como a TOBOM. «O projecto da CDU tem condições materiais e objectivas para realizar a mudança necessária para “Mais e melhor Montijo”», assegurou Francisco Salpico, que encabeça a lista à Assembleia Municipal (AM).

Também Ana Baliza, primeira na lista à CM,frisou que a CDU é a «única opção» para a «transformação» do concelho. «Queremos e vamos fazer com que o Montijo volte a ter vida, com um Poder Local preocupado com a população, que não se esqueça das suas freguesias, não abandona o território, que trabalha e dá a cara por esse trabalho e todas e todos são chamados a fazer a sua parte nesta mudança», salientou a candidata, avançando com algumas ideias: um Plano de Regeneração da Zona Ribeirinha; um complexo público de piscinas; um terminal público rodoviário; apoio ao desenvolvimento de actividades turísticas, desportivas e de náutica de recreio; promoção de um estudo de viabilidade do retorno do cais fluvial de passageiros para o Cais dos Vapores.

O Secretário-geral do PCP valorizou, igualmente, o «projecto alternativo» da CDU que «é ainda mais evidente em concelhos como o Montijo, em que a maioria PS não se distingue, nas suas opções e gestão, dos concelhos de maioria PSD. A aplicação pela metade do suplemento de penosidade e insalubridade devido aos trabalhadores da CM do Montijo é disso um bom exemplo.

Sesimbra
Este dia terminou na Quinta do Conde, Sesimbra, onde decorreu uma sessão pública

«Por mais e melhores serviços públicos na saúde e na educação».

Abordada foi, assim, a reivindicação e a luta desenvolvida pela população, com o apoio das autarquias CDU, em defesa de uma nova unidade de saúde na Quinta do Conde, que aguarda a publicação da portaria de extensão de encargos para que possa ser lançado o concurso público para a sua construção. Caso não aconteça poderá perder-se o financiamento comunitário. Simultaneamente, alertou-se para a falta de profissionais neste sector. Só nesta freguesia existem mais de 15 mil utentes sem médico de família.

Em destaque esteve, também, a exigência da construção de uma nova escola secundária da Quinta da Conde – existindo já um terreno cedido pela Câmara de Sesimbra, assim como de obras de ampliação e remodelação na Escola Michel Giacometti. A criação da Loja do Cidadão, também com terreno cedido pela autarquia, é outra das reivindicações a que o Governo se mostra alheio.

«O que aqui se passa neste concelho e em particular nesta freguesia é bem o exemplo do contraste entre a CDU e a sua capacidade de resposta aos problemas e a incúria e a irresponsabilidade do PS e do seu Governo», acusou Jerónimo de Sousa.

Francisco Jesus, que se recandidata a um terceiro mandato, anunciou um «conjunto de novos investimentos» para a freguesia da Quinta do Conde, que passam, entre outros, por um novo auditório, a construção de uma centena de fogos de habitação pública, a revisão do plano de urbanização e a implementação de um plano de mobilidade.

A sessão contou ainda com as palavras de Odete Graça, mandatária concelhia, e de João Valente, presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, que volta a encabeçar a lista da CDU ao mesmo órgão.