Nos 30 hectares da Atalaia cabem o País e o mundo

Depois de meses de intensa construção, preparação e divulgação, envolvendo milhares de militantes e amigos do Partido e da JCP, abrem amanhã as portas da 45.ª Festa do Avante!, que constituirá uma vez mais um exemplo maior de quea alegria, a cultura, a solidariedade e a luta são sempre possíveis.

Não é um slogan publicitário afirmar, relativamente à Festa do Avante!, que não há festa como esta!. Longe de ser um mero festival ou uma festa igual a tantas outras, a Festa do Avante! é uma realização ímpar, não havendo no País outra que se lhe compare: pelo magnífico espaço em que se realiza, com um vasto manto arbóreo e junto ao Tejo, pela qualidade e diversidade do seu programa (político, cultural, desportivo, literário), pela exemplar organização e funcionamento, pelos valores que lhe estão associados.

Ao longo de três dias, contar-se-ão em centenas as iniciativas que ali terão lugar: dos dois grandes momentos políticos – a abertura, na sexta-feira, e o comício no domingo – ao concerto de música sinfónica (que este ano regressa, após o interregno de 2020), da grande exposição evocativa do Centenário do PCP aos espectáculos de música e teatro, da ciência às provas e demonstrações desportivas, da Bienal de Artes Plásticas ao cinema ao ar livre, passando pelas mais de seis dezenas de debates, conversas e apresentações de livros, e pela gastronomia e o artesanato de todas as regiões do País e de vários pontos do mundo.

Mas se o programa, que é público e pode ser consultado na Revista-Programa ou em festadoavante.pcp.pt, diz muito sobre a Festa do Avante!, está muito longe de a esgotar. Como sempre sucede – ali e em nenhuma outra iniciativa realizada em Portugal – estarão presentes as aspirações e lutas dos trabalhadores e das populações, das mulheres e dos jovens, dos emigrantes e dos imigrantes, bem como o direito das crianças a um presente seguro e alegre e a um futuro digno. E terão voz, uma vez mais, os combates travados por esse mundo fora contra a exploração e a opressão, pela soberania, o progresso, a democracia e o socialismo.

A força de um projecto

Organizada e construída pelo PCP, a Festa do Avante! permite um olhar bastante completo sobre os comunistas portugueses, como se organizam e o que defendem. Pelo modo como é construída, divulgada e mantida a funcionar, a Festa revela o valor do trabalho criador, colectivo, bem como o da militância, que Álvaro Cunhal descreveu no seu O Partido com Paredes de Vidro como «motivo exaltante de vida».

Não menos importante é o que a Festa representa de democratização e estímulo à cultura e ao desporto, tantas vezes assumidos como negócios – e, como tal, acessíveis a cada vez menos. Mas na Atalaia, durante aqueles três dias, mostra-se que o teatro, as artes plásticas e a música não são património de elites, mas direitos universais que urge consagrar, independentemente das condições sócio-económicas, do sexo ou da origem de cada um.

Promovida por um Partido com raízes profundas nos trabalhadores e no povo, cuja organização e luta organiza e estimula, a Festa do Avante! mostra como nenhuma outra iniciativa o que de melhor se faz nas várias regiões do País, ao nível da gastronomia e do artesanato, valorizando tradições e a cultura popular, condição indispensável à defesa da soberania. Ao mesmo tempo que, solidariamente, abre as portas aos povos do mundo.

E depois, há aquela alegria de viver e de lutar que é tão própria dos comunistas e que na Festa é extensível a todos. A mesma alegria que alguns tentaram confinar a propósito da epidemia e que em 2020, ali mesmo, na Festa do Avante!, se provou que é possível.

Também por isso, e pela igualdade, a fraternidade, a paz e a solidariedade que ali se vive e concretiza, esta é uma iniciativa sem paralelo.

Todos à Festa!

 

Comício e abertura

Às 19 horas de sexta-feira, uma mensagem do Secretário-geral do PCP abrirá a Festa do Avante! e serão içadas 100 bandeiras do PCP na praça da Festa do Avante! por jovens da JCP e por membros de células de empresa. No domingo, às 18 horas, realiza-se no Palco 25 de Abril o comício da Festa, no qual intervirão, para além de Jerónimo de Sousa, o director do Avante! e membro da Comissão Política, Manuel Rodrigues, e Mónica Mendonça, da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP.

 

Sem preocupações

Há, na Festa do Avante!, um conjunto de serviços e equipamentos que permitem ao visitante aproveitar plenamente, sem preocupações, tudo o que ela tem para oferecer: posto de saúde; dispositivo de bombeiros; locais próprios para trocar fraldas, aquecer biberões e ter acesso a água quente; posto de informações; bagageiras; perdidos e achados; terminais de pagamento com cartão contactless; caixas multibanco (ATM); pontos de carregamento de equipamentos electrónicos. Em vários pontos do recinto, há sanitários com higienização e limpeza regulares, alguns dos quais adaptados. Há rampas e plataformas de acesso a palcos e caixas multibanco e um serviço de transporte adaptado de e para a Festa, para que todos possam usufruir da Festa em condições de igualdade.

Existe ainda um serviço vaivem gratuito, que liga em poucos minutos a estação de comboios de Foros da Amora à Quinta da Atalaia. Os horários dos transportes públicos estão disponíveis na Internet, nos sítios dos operadores. Há duas soluções de estacionamento, nas imediações da Festa, e parque para bicicletas nas duas entradas.

Funciona ainda entre amanhã e segunda-feira o acampamento de apoio ao visitante, este ano dividido em duas áreas distintas: as caravanas, no Parque do Serrado, e as tendas, no relvado do estádio do Amora FC. Em ambos funcionará recepção, sanitários (com limpeza regular), espaço para lavar a louça e cozinhar (apenas para fogões tipo campingaz) e vigilância. Na área das tendas, funcionará também um serviço de bar ligeiro. A pré-inscrição pode (e deve) ser feita através do endereço electrónico [email protected].

 

Viver a vida e a Festa com tranquilidade

Depois de, em 2020, a Festa do Avante! ter demonstrado a possibilidade de conciliar a protecção da saúde com a fruição da vida, em 2021 voltará a ser um lugar seguro, aprazível, magnífico. Nos mais de 30 hectares de recinto totalmente ao ar livre, serão tomadas medidas para garantir a protecção e segurança dos visitantes da Festa, assim como dos artistas e técnicos e de todos os que asseguram o seu funcionamento:

  • disponibilização, em todo o recinto e de forma abundante, de pontos para lavagem das mãos e pontos com álcool gel;
  • definição de circuitos de circulação devidamente assinalados;
  • recomendação do uso de máscara: o uso da máscara deverá ser feito de acordo com os critérios em vigor. O visitante com idade igual ou superior a 10 anos deve ter na sua posse máscara, uma vez que a sua utilização, recomendada em geral, será obrigatória nos espaços assinalados – balcões de atendimento, instalações sanitárias, exposições, etc.
  • marcação de circuitos para acesso aos pré-pagamentos e locais de atendimento;
  • diminuição da densidade da construção, garantindo que todos os espaços são abertos;
  • aumento das áreas de esplanada e a organização das mesas de forma a assegurar o distanciamento;
  • definição de lugares nos espaços de espectáculos, com a definição de circuitos de entrada e saída – e o apoio de assistentes de plateia;
  • adaptação em todos os restaurantes a serviço de «pegue e leve», para consumo nas esplanadas e sem consumo aos balcões;
  • exposições com circuitos lineares e sem cruzamentos;
  • reforço das medidas de limpeza e higienização de todos os espaços;
  • generalização da utilização dos cartões contactless como meio de pagamento;
  • no acesso ao recinto dá-se seguimento à recomendação da DGS para que os visitantes sejam portadores de comprovativo de vacinação, de recuperação de doença e/ou teste negativo;
  • a responsabilidade da realização do teste cabe a cada visitante e a organização recomenda que o possa fazer previamente. Será disponibilizada junto da entrada da Quinta do Cabo uma área onde será possível a realização de teste rápido, para quem necessitar, em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa (o custo é de cinco euros), bem como para a realização de autotestes que o visitante traga consigo.

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

O fado tradicional e jovem de Teresinha Landeiro

Aos 25 anos, Teresinha Landeiro tem já dois discos editados e uma forma muito própria de viver o fado. Na Festa apresentará o seu mais recente trabalho, Agora, quase todo escrito por si própria, e interpretará Milho Verde, de José Afonso.

Os debates da Festa: só se transforma o que se conhece!

Ao longo dos três dias da Festa do Avante!, em vários espaços, serão mais de seis dezenas as iniciativas de debate, esclarecimento e conversa, sobre as mais variadas temáticas – das propostas do PCP à situação internacional, das apresentações de livros à ciência, passando pelo combate às mais variadas formas de discriminação.

Nestas páginas publicamos a grelha completa.