- Nº 2491 (2021/08/26)

Um lugar de alegria, cultura e solidariedade

Festa do Avante!

A pouco mais de uma semana do seu início, é cada vez mais evidente que esta será uma grande Festa do Avante!: pelo seu programa, pelos valores que a caracterizam, pelo que prova da possibilidade de fruir a vida com segurança e tranquilidade.

Numa conferência de imprensa realizada na Quinta da Atalaia, no dia 19, foi realçada a rica programação político-cultural da próxima edição da Festa do Avante!, que abre portas de amanhã a uma semana. Alexandre Araújo, do Secretariado, destacou os mais de 60 debates, o retomar do desporto, os espaços e a programação dedicados às crianças, a exposição evocativa do Centenário do PCP e o acto de abertura da Festa, na qual serão hasteadas 100 bandeiras do Partido por membros da JCP e de células de empresa do PCP.

De música falou Madalena Santos, valorizando aquela que será uma «noite gloriosa» – a de sexta-feira, com o regresso da música sinfónica, com o concerto A Revolução da Arte e a Arte na Revolução. Para além de Beethoven, serão interpretados temas de Hans Eisler e da Comuna de Paris, bem como algumas das Heróicas de Fernando Lopes-Graça, com novas orquestrações dos jovens compositores Filipe Melo, Carlos Garcia e Ana Seara. A tocar e a cantar estarão a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dirigida por Vasco Pearce de Azevedo, e a solista Cátia Moreso.

Será ainda apresentada uma nova versão da abertura clássica da Carvalhesa da autoria do maestro António Victorino d’Almeida.

Madalena Santos referiu-se ainda aos «duetos improváveis» que serão apresentados na Festa, na sequência do desafio lançado aos artistas para que convidassem outros para os seus espectáculos, de modo a que sejam mais os que ali exercem o seu direito ao trabalho, tão ameaçado por estes dias no sector da cultura.

 

Voz aos artistas

Vários artistas que integram o programa da Festa do Avante! fizeram questão de comparecer na conferência de imprensa e aí partilhar expectativas e percursos. Tim, por exemplo, destacou a sua ligação de sempre à Festa e as oportunidades de trabalho que ela permitiu em 2020. A sua convidada, Teresa Salgueiro, manifestou-se honrada pelo convite e pela possibilidade de voltar a actuar na Festa, saudando a ideia dos duetos, que «promove o encontro» nestes tempos difíceis.

Dos HMB ficou a promessa de homenagear o que fizeram na sua primeira passagem pela Festa. Desta vez, levam Lena d’Água, «uma escolha óbvia», dada a admiração do grupo pela cantora. Pedro Jóia saudou o «esforço inclusivo de músicos» feito pela Festa do Avante!, que não é de hoje: «A Festa nunca esqueceu a música instrumental», valorizou. Para os Bateu Matou, que se assumem como uma «comunidade de produtores», não foi difícil corresponder ao desafio de convidar outros músicos, pois «nós funcionamos assim». Carla Pires saudou o seu regresso à Festa, agora como convidada de Daniel Pereira Cristo.

A soprano Cátia Moreso e a compositora Ana Sousa desmistificaram a ideia de que a música clássica é «só para alguns» e anteciparam alguns aspectos do concerto sinfónico, que a julgar pelo programa e por edições anteriores será inesquecível também para os músicos.

O rapper brasileiro GDM terá na Festa o seu primeiro grande concerto em Portugal, onde já vive há alguns anos. Foi «descoberto» no comboio da linha de Cascais e desafiado a concorrer ao concurso da JCP, no qual foi apurado.

 

Exemplo e direitos

Entretanto, na terça-feira, 24, Jerónimo de Sousa visitou o recinto da Festa do Avante!, percorrendo vários espaços e saudando os que, ali, de modo militante, erguem mais uma edição da Festa do Avante!. Exaltado foi o seu exemplo «na retoma da normalidade da vida».

Para o Secretário-geral do PCP, a defesa da saúde pública e o respeito pelas liberdades e direitos fundamentais são os dois pilares fundamentais que assegurarão o sucesso de mais uma Festa do Avante!.

 

PCP divulga plano contingência para a Festa do Avante! de 2021

O PCP divulgou ontem uma nota relativa à divulgação do plano de contingência para a Festa do Avante! de 2021, que transcrevemos na íntegra:

«Tomando a experiência da sua edição em 2020 e do seu funcionamento, reconhecidamente exemplar, a Festa do Avante! voltará a ser nos seus três dias o espaço público mais seguro do país para se estar e usufruir. Voltará a ser a prova que é possível garantir a segurança e protecção no plano da saúde e simultaneamente fruir a vida, a cultura e o convívio.

«Assim foi em 2020, assim será em 2021 com a confiança acrescida de grande parte da população portuguesa estar já vacinada.

«Na preparação da Festa do Avante!, na sua dimensão política e cultural, procurou respeitar-se na multiplicidade de procedimentos organizativos o conjunto de medidas no quadro das disposições legais em vigor, com base em critérios de exigência conscientemente assumidos.

«Nos mais de 30 hectares de recinto totalmente ao ar livre a Festa do Avante, tomará as medidas para garantir a protecção e segurança dos seus visitantes, de artistas e técnicos, de camaradas e amigos que asseguram o funcionamento da Festa:

«Com este conjunto de medidas estão garantidas as condições de protecção e segurança na realização da Festa e para todos os que nela participam.

«O parecer da DGS sobre o plano de contingência da Festa do Avante!, com uma lotação de 40 mil visitantes, reconhece importância dos objectivos e medidas de protecção sanitárias inscritas no Plano de contingência elaborado pela organização da Festa do Avante!.

«Não podemos, ainda assim, deixar de assinalar que o Parecer da DGS, sem prejuízo do registo de recomendações que se acolheram, contém em vários domínios, graus de exigência maiores relativamente à Festa do Avante do que o estabelecido para outras iniciativas e actividades.

«A Festa do Avante! nos próximos dias 3, 4 e 5 Setembro, na sua 45.ª edição, voltará a ser um acto responsável, organizado com exigência, uma contribuição para a afirmação do bem-estar, da saúde e da fruição da vida, um espaço de valorização da arte e da cultura, da liberdade e intervenção política.»