Vítimas de Hiroxima e Nagasaki homenageadas
No dia 6 de Agosto, foram assinalados os trágicos bombardeamentos nucleares dos EUA contra as cidades japonesas de Hiroxima e Nagasaki. A cerimónia teve lugar no Jardim da Paz, na Cruz de Pau, Seixal, e contou com a presença de Joaquim Santos, presidente da autarquia, Ushio Shigeru, embaixador do Japão em Portugal, e Zulmira Ramos, membro da Direcção Nacional do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC).
O dia foi assinalado com a plantação de uma oliveira, símbolo da paz, e com o erguer a meia-haste das bandeiras de Portugal, do Japão e dos Municípios pela Paz. Foi ainda descerrada uma placa evocativa em memória das vítimas.
Na intervenção feita pelo CPPC, Zulmira Ramos lembrou as vítimas e o sofrimento causado por aquela acção desumana dos EUA, a 6 e 9 de Agosto de 1945, alertando também para o risco que a utilização de apenas uma pequena fracção dos arsenais de armas nucleares hoje existentes iria representar para a vida na Terra.
Nesse sentido, afirmou a exigência do fim de todos as armas nucleares e de todas as armas de destruição massiva, bem como da assinatura e ratificação por todos os países, incluindo de Portugal, do tratado de Proibição de Armas Nucleares, já em vigor no âmbito da ONU.