Colecções de Louzã Henriques doadas a Coimbra
Seis colecções do médico, escritor e artista Manuel Louzã Henriques, falecido em 2019, foram doadas ao município de Coimbra, cidade onde exerceu a sua profissão de médico psiquiatra.
O acervo é constituído por instrumentos musicais, máquinas de música, de escrever, de costura, máquinas fotográficas, telégrafos e telefones.
Louzã Henriques nasceu na vila Castanheira de Pera em 1933. Em meados dos anos 40 mudou-se para Coimbra, onde prosseguiu estudos. Homem apaixonado pela cultura popular, com uma vasta obra nessa área, o médico foi também um resistente anti-fascista, tendo estado preso por diversas vezes, passando pelo Forte de Peniche, pela Prisão de Caxias e pela Cadeia do Aljube.
Em 1958, ano em que se filiou no Partido Comunista Português, apoiou a candidatura à Presidência da República de Arlindo Vicente e, mais tarde, de Humberto Delgado.
Ainda em vida, Louzã Henriques manifestou o desejo de doar as suas colecções ao município de Coimbra, com a finalidade da sua musealização e exposição para usufruto público. O seu espólio está pronto para ser acolhido, estudado, organizado e exposto.