Colecções de Louzã Henriques doadas a Coimbra

Seis colecções do médico, escritor e artista Manuel Louzã Henriques, falecido em 2019, foram doadas ao município de Coimbra, cidade onde exerceu a sua profissão de médico psiquiatra.

O acervo é constituído por instrumentos musicais, máquinas de música, de escrever, de costura, máquinas fotográficas, telégrafos e telefones.

Louzã Henriques nasceu na vila Castanheira de Pera em 1933. Em meados dos anos 40 mudou-se para Coimbra, onde prosseguiu estudos. Homem apaixonado pela cultura popular, com uma vasta obra nessa área, o médico foi também um resistente anti-fascista, tendo estado preso por diversas vezes, passando pelo Forte de Peniche, pela Prisão de Caxias e pela Cadeia do Aljube.

Em 1958, ano em que se filiou no Partido Comunista Português, apoiou a candidatura à Presidência da República de Arlindo Vicente e, mais tarde, de Humberto Delgado.

Ainda em vida, Louzã Henriques manifestou o desejo de doar as suas colecções ao município de Coimbra, com a finalidade da sua musealização e exposição para usufruto público. O seu espólio está pronto para ser acolhido, estudado, organizado e exposto.

 



Mais artigos de: Aconteceu

João Almeida vence Volta à Polónia

O ciclista português João Almeida venceu, no dia 15, a Volta à Polónia, garantindo o seu primeiro título triunfo numa prova por etapas. O atleta de 23 anos, campeão nacional de contra-relógio, saiu para a sétima e última etapa da volta com 20 segundos de vantagem sobre o esloveno Matej Mohoric, que ficou em segundo...

Frederico Morais conquista 5.º lugar no México

O surfista português Frederico Morais alcançou, no dia 13, o 5.º posto final do Open México, sétima e última etapa da fase regular do circuito mundial de 2021 da World Surf League. O atleta só foi travado nos quartos-de-final da prova disputada na Barra de la Cruz, depois de perder o duelo com o australiano Jack...

Morreu Duarte Mendonça

O produtor musical e histórico divulgador do jazz em Portugal, Duarte Mendonça, morreu, no dia 13, aos 90 anos. Nascido em Lisboa, em 1931, a ele se devem as estreias em Portugal de músicos como Red Rodney, The Manhattan Transfer, Michel Legrand, Geroge Benson, Diana Krall, Marcus Roberts, Barney Kessel, Terence...