PREPARAR A FESTA REFORÇAR A INTERVENÇÃO

«luta, determinação e confiança»

Prossegue a acção do grande capital tendo em vista a apropriação de fundos públicos, o agravamento da exploração e, em particular, o aumento da pressão sobre a legislação laboral. Ao mesmo tempo, mantém-se o aproveitamento da epidemia para pôr em causa direitos e postos de trabalho, com recurso a despedimentos colectivos e insolvências.

Desenvolvem-se também estratégias de promoção do medo, seja em torno da epidemia, seja de questões ambientais e climáticas ou do terrorismo.

Sobre as questões de saúde, o PCP reitera a sua posição de que a solução para o combate eficaz à COVID-19 passa por acelerar o processo de vacinação, acabar com as restrições à vida das pessoas, dinamizar a vida económica, social, cultural e desportiva e não pela insistência em opções sustentadas em linhas vermelhas e matrizes de risco, que apenas têm servido para justificar o confinamento.

E rejeita a acção de condicionamento a que têm sido sujeitos o SNS e os seus profissionais pelos interesses que fazem da doença o seu negócio.

O PCP tem apresentado soluções que, a serem adoptadas, responderiam à dimensão dos problemas nacionais e das desigualdades e injustiças que persistem. É o caso, entre outras, das propostas para melhorar direitos laborais, para prolongar moratórias bancárias e defender inquilinos e pequenos e médios empresários das consequências de previsíveis incumprimentos, a proposta para fixar um regime máximo de preços da energia e combustíveis.

No plano da valorização do trabalho e dos trabalhadores, o PCP insiste que é necessário o aumento geral dos salários (incluindo dos salários da Administração Pública) e do Salário Mínimo Nacional; o incremento do investimento público efectivo; o aumento geral das reformas.


Estamos a duas semanas do início da Festa do Avante! e os desafios e tarefas com que estamos confrontados requerem uma particular atenção para concluir a construção da Festa, dinamizar a sua divulgação, alargar a venda da EP e tomar todas as medidas de mobilização para as muitas tarefas que o seu funcionamento exige.

Reafirma-se que a Festa do Avante! de 2021, acautelando as medidas de protecção necessárias, terá condições de segurança sanitária melhores do que em qualquer outro espaço público nesse fim-de-semana. Será um espaço tranquilo e seguro, onde se mostrará mais uma vez a necessidade e possibilidade de fruição da cultura e da vida.


Prossegue a preparação das eleições autárquicas, em que se integraram o almoço/convívio em Silves e o jantar/comício da CDU em Vila Real de Santo António no sábado passado, ambos com a participação do Secretário-geral do PCP. Trata-se de uma batalha política de grande importância pelo que representa no plano local, mas também pelo que pode contribuir para dar força à luta que travamos no plano nacional para melhor defender os interesses dos trabalhadores, do povo e do País.

Como sublinhou Jerónimo de Sousa em Silves, «vamos para estas eleições com a confiança e a convicção de que é possível dar um forte impulso no reforço eleitoral da CDU (…) e, com ele, reforçar o caminho de futuro de igualdade, justiça e bem-estar colectivos que queremos continuar a construir e, ao mesmo tempo, com mais CDU, acrescentar força à luta e à razão de todos os que aspiram a uma outra política, patriótica e de esquerda, no plano nacional».

De facto, manifestam-se grandes atrasos e problemas que se traduzem e manifestam em crónicos défices estruturais, em prolongados períodos de estagnação económica, mas também acentuadas desigualdades sociais e regionais que se foram acumulando em resultado de décadas de política de direita e que só uma política alternativa patriótica e de esquerda poderá vir a superar.

Valorizando os resultados conseguidos na apresentação das candidaturas da Coligação Democrática Unitária em todo o País, é preciso agora afirmar o seu projecto distintivo de trabalho, honestidade e confiança; esclarecer e mobilizar para o apoio à CDU; convencer que, pelas suas propostas, pela seriedade, isenção e sentido de responsabilidade que os seus eleitos colocam no exercício das suas funções, pela voz que dá nas autarquias aos problemas e aspirações das populações, só a CDU, em articulação com a luta dos trabalhadores e do povo, está em condições de promover o verdadeiro desenvolvimento do País.


Há todo um caminho alternativo a trilhar. O tempo é de opções que respondam aos problemas dos trabalhadores, do povo e do País.